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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comércio eletrônico versus lojas físicas: uma análise do perfil dos consumidores do município de Dourados – MS
Autor(es): Ferreira, Matheus Molinari
Primeiro Orientador: Almeida, Roselaine Bonfim de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Alexandre Bandeira Monteiro e
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, João Augusto Rossi
Resumo: Diante do rápido avanço dos meios de comunicação e da tecnologia desde a década de 1970, o mercado encontrou uma nova forma de comércio, o comércio eletrônico. Esse novo tipo de comércio transformou os costumes e preferências dos consumidores que se adaptam a nova forma de comércio. O presente estudo buscou analisar o perfil de compra e os determinantes que influenciam os consumidores do município de Dourados – MS, através de uma pesquisa de campo com 384 participantes e aplicação do modelo econométrico logit. Após a análise descritiva dos dados coletados, observou-se o perfil de compra dos consumidores douradenses, onde, 58% dos entrevistados possuem renda de um salário mínimo a 2 mil reais e 63,4% dos entrevistados confiam em realizar compras on-line, porém, não confiam no fornecimento de dados pessoais. Os cidadãos que já realizaram compras on-line representam 79% dos entrevistados, sendo poucas compras ao ano e, na grande maioria, compras de vestuário e eletrônicos. Os fatores motivadores para a utilização desse tipo de comércio são preço, comodidade, praticidade e variedade de produtos, já os desmotivadores foram prazo de entrega e falta de contato físico com o produto. Além dessa análise descritiva dos dados, também realizou-se a aplicação do modelo econométrico de regressão logística, logit, onde as variáveis que se apresentaram estatisticamente significativas foram estado civil, renda e escolaridade. Observou-se que ser solteiro aumentou em 18,72% a probabilidade de o indivíduo ter realizado compras on-line, possuir renda de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00 aumentou em 9,72% e possuir ensino superior completo aumentou em 18,31%. Com os resultados obtidos pode-se concluir que apesar do comércio eletrônico ainda gerar certa desconfiança para algumas pessoas, ele teve boa aceitação dos consumidores douradenses.
Abstract: Faced with the rapid growth of the media and technology since the 1970s, the market is a new form of commerce. This new type of business has turned into consumer attire and preferences that adapt to the new form of commerce. The present study sought to analyze the purchasing profile and the determinants that influence the consumers of the city of Dourados - MS, through a field survey with 384 participants and application of the logit econometric model. After a descriptive analysis of the data, there was an increase of 58% in the interviewees and 63.4% of the interviewees who conducted the survey online. However, it is not any personal data provider. Citizens who made online purchases accounted for 79% of the respondents, had some purchases a year, mostly clothing and electronics purchases. The motivating factors for the use of this type of product are the price, the convenience, the practicality and the variety of products, since the demotivators were the deadline and the lack of physical-professional contact with the product. In addition, the descriptive analysis of the data also led to an application of the logistic regression econometric model, where the variables that are statistically verified were civil status, income and schooling. You can be warned in 18.72% of the probability of having made the purchase online, from R $ 1,000.00 to R $ 2,000.00 increased by 9.72% and higher education completed by 18.31%. With the results obtained it can become more free to generate some distrust for some people.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Consumer behavior
Comércio eletrônico
Electronic commerce
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: FERREIRA, Matheus Molinari. Comércio eletrônico versus lojas físicas: uma análise do perfil dos consumidores do município de Dourados – MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2929
Data do documento: 15-Jul-2018
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