Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2946
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de aplicativo móvel para dimensionamento de sistemas de irrigação por aspersão convencional
Autor(es): Santos, Aguinaldo Pereira dos
Silva, Edinaldo Oliveira da
Primeiro Orientador: Martins, Elton Aparecido Siqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Fabrício Correia de
metadata.dc.contributor.referee2: Biscaro, Guilherme Augusto
Resumo: Sistemas de irrigação por aspersão convencional são muito utilizados no Brasil, com destaque para irrigação de pequenas culturas, hortas e áreas de pastagens. Nos últimos anos houve uma popularização muito grande do uso de smartphones, devido a comodidade/portabilidade que os mesmos oferecem a seus usuários, além da conectividade com a internet e dos inúmeros aplicativos desenvolvidos para facilitar o desenvolvimento de atividade cotidianas de seus usuários. O dimensionamento de sistemas de irrigação por aspersão é uma tarefa muito morosa e cansativa sem auxílio de recursos computacionais. O objetivo deste trabalho foi elaborar um aplicativo móvel, para smartphones ou tablets que possuam sistema operacional android, que seja capaz de realizar o dimensionamento completo de um sistema de irrigação por aspersão convencional. O aplicativo “EASY IRRIG” foi desenvolvido sobre a plataforma App. Inventor 2, em duas etapas, primeiro a criação das telas, são sete telas, utilizadas para informações, resultados, e entrada de dados, em segunda instancia foram desenvolvidas rotinas computacionais para o processamento dos dados, fornecendo ao usuário os resultados finais. O aplicativo possui telas que proporcionam fácil interação entre o usuário e o software, exigindo do usuário conhecimentos básicos de projetos de irrigação por aspersão, sendo capaz de realizar satisfatoriamente o dimensionamento hidráulico de sistemas de irrigação por aspersão convencional.
Palavras-chave: Irrigação por aspersão
Sprinkler irrigation
Tecnologia agrícola
Agricultural Technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: SANTOS, Aguinaldo Pereira dos; SILVA, Edinaldo Oliveira da. Desenvolvimento de aplicativo móvel para dimensionamento de sistemas de irrigação por aspersão convencional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2946
Data do documento: 5-Jul-2018
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AguinaldoPereiradosSantos - EdinaldoOliveiradaSilva.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.