Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2948
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fertirrigação nitrogenada e cobertura do solo no cultivo de mostarda (Brassica Juncea)
Autor(es): Ribeiro, Amanda Campos
Lapere, Thaine Evelyn Luchetti
Primeiro Orientador: Biscaro, Guilherme Augusto
metadata.dc.contributor.referee1: Geisenhoff, Luciano Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Motomiya, Anamari Viegas de Araujo
metadata.dc.contributor.referee3: Lourente, Elaine Reis Pinheiro
Resumo: Objetiva-se avaliar os efeitos de diferentes tipos de cobertura de solo e da adubação nitrogenada sobre o desenvolvimento e produtividade da cultura da mostarda lisa (Brassica juncea). O experimento foi conduzido no período de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018, na região de Fátima do Sul, MS. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados empregando parcelas subdivididas, nas parcelas foi avaliado diferentes tipos de cobertura do solo (casca de arroz, maravalha, mulching preto, mulching branco e testemunha); e nas sub parcelas a aplicação da dose de 80 kg ha -1 de N na forma de ureia. O manejo da irrigação foi feito com base na evapotranspiração de referência, associada ao uso do sensor Irrigás®. A adoção do uso de cobertura no solo, bem como a presença ou ausência da fertirrigação nitrogenada, apresentaram valores significativos a algumas das características morfofisiológicas da cultura, como: comprimento de folha, comprimento de raiz, número de folhas e massa. O tratamento com melhor efeito sobre a produtividade da cultura no cultivo de verão, foi o uso da maravalha, associada a aplicação de nitrogênio. Todas as coberturas de solo reduziram significativamente o número de plantas invasoras em relação ao solo descoberto, sendo técnica e economicamente viável, principalmente em pequenas áreas e em cultivos orgânicos. Nesta avaliação, o uso de mulching foi o mais eficiente dos tratamentos; e se tratando apenas de cobertura vegetal, a maravalha apresentou o melhor desempenho. O uso de coberturas influenciou nas características hidrotérmicas e microbiológicas do solo.
Palavras-chave: Brassica juncea
Planta de cobertura
Cover plants
Fertirrigação
Fertigation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: RIBEIRO, Amanda Campos; LAPERE, Thaine Evelyn Luchetti. Fertirrigação nitrogenada e cobertura do solo no cultivo de mostarda (Brassica Juncea). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2948
Data do documento: 8-Mar-2018
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmandaCamposRibeiro - ThaineEvelynLuchettiLapere.pdf867,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.