Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/295
Tipo: Dissertação
Título: Germinação carpogênica de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary sob diferentes extratos e resíduos de vegetais
Autor(es): Silva, Francimar Perez Matheus da
Primeiro Orientador: Gavassoni, Walber Luiz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Bacchi, Lilian Maria Arruda
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Garcez, Fernanda Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Schwan-Estrada, Kátia Regina Freitas
Resumo: Estudou-se o efeito de extratos etanólicos de e resíduos de vegetais na germinação carpogênica de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary. Os extratos estudados foram obtidos de árvores do cerrado, e de resíduos de plantas cultivadas (milho, feijão, aveia, milheto, trigo e ervilhaca). A partir destes resíduos foram obtidos extratos etanólicos os quais foram posteriormente submetidos à partição com diferentes solventes e avaliado o efeito das fases obtidas. Em relação aos efeitos dos extratos das árvores, houve efeito supressor na germinação carpogênica dos extratos etanólicos da periderme de Terminalia fagifolia das sementes de Magonia pubecens. Extratos etanólicos da periderme de Tabebuia heptaplylla e das fases hexânica e CH3CN/CHCl3 obtidas da partição do extrato etanólico do cerne de Terminalia fagifolia tiveram efeito inibidor na germinação carpogênica. Os resíduos de aveia, feijão, ervilhaca e milheto distribuídos sobre os escleródios suprimiram a germinação carpogênica. Os extratos etanólicos de aveia e ervilhaca suprimiram a germinação carpogênica, enquanto de trigo, feijão milho e milheto apenas retardaram a germinação carpogênica. As fases obtidas da partição dos extratos etanólicos de resíduos de culturas, independente do solvente utilizado na partição, e do resíduo cultural do qual foi extraído, reduziram a germinação carpogênica. O pH dos extratos de aveia, ervilhaca e milheto não tiveram influência no efeito supressor da germinação carpogênica. Níveis de pH inferiores a 5,0 estimularam germinação miceliogênica.
Palavras-chave: Planta cerealífera
Cereal crops
Germinação
Germination
Sclerotinia sclerotiorum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::MELHORAMENTO VEGETAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Agronomia
Citação: SILVA, Francimar Perez Matheus da. Germinação carpogênica de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary sob diferentes extratos e resíduos de vegetais. 2007. 68 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/295
Data do documento: 5-Mai-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FrancimarPerezMatheusdaSilva.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.