Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2952
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cultura do maxixe submetida a doses de adubação nitrogenada em cobertura em irrigação por gotejamento superficial e subsuperficial
Autor(es): Pereira, Celizangela Gonçalves
Primeiro Orientador: Biscaro, Guilherme Augusto
metadata.dc.contributor.referee1: Geisenhoff, Luciano Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Motomiya, Anamari Viegas de Araujo
Resumo: Objetivou-se neste trabalho, avaliar a resposta do maxixeiro às diferentes doses de adubação nitrogenada e duas formas de utilização do sistema de gotejamento, sendo superficial e subsuperficial. O experimento foi realizado a campo na Universidade Federal da Grande Dourados. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso em esquema de parcelas subdivididas com quatro repetições. As parcelas foram constituídas pelos sistemas de gotejamento (superficial e subsuperficial), enquanto as subparcelas foram compostas pelas seis doses de N: 0; 50; 100; 150, 200 e 250 kg ha -1 , na forma de ureia, subdivididas em duas aplicações: a primeira aos 52 dias e a segunda aos 72 dias após a semeadura. O manejo de irrigação foi realizado com base em balanço hídrico simplificado com evapotranspiração da cultura, sendo assim calculado o tempo de irrigação, repondo num turno de rega de dois dias a água perdida por evapotranspiração. Não houve influência do sistema de irrigação por gotejamento para as variáveis de crescimento e produção do maxixe, enquanto as doses de nitrogênio influenciaram a produtividade, o diâmetro do caule e a massa seca de plantas, porém não foi significativo. A não aplicação de nitrogênio em cobertura em sistema de irrigação localizada superficial ou subsuperficial proporcionou resultados semelhantes aos obtidos quando da aplicação das maiores doses (150, 200 e 250 kg ha -1 ). Apenas no sistema de gotejamento superficial há correlação entre variáveis e a produtividade do maxixe. A análise de agrupamento hierárquica permitiu a formação de grupos em função do sistema de irrigação e doses de nitrogênio, evidenciando no grupo 1 os tratamentos que proporcionaram melhores resultados para as variáveis analisadas na cultura do maxixe.
Palavras-chave: Cucumis anguria
Ureia
Urea
Cultura de inverno
Winter crops
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: PEREIRA, Celizangela Gonçalves. Cultura do maxixe submetida a doses de adubação nitrogenada em cobertura em irrigação por gotejamento superficial e subsuperficial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2952
Data do documento: 6-Jul-2018
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CelizangelaGoncalvesPereira.pdf729,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.