Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2956
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção de cebola em função da adubação fosfatada, via fertirrigação por gotejamento
Autor(es): Ferreira, Evair da Silva
Silva, João Manoel Teixeira da
Primeiro Orientador: Biscaro, Guilherme Augusto
metadata.dc.contributor.referee1: Geisenhoff, Luciano Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Cristiane Ferrari Bezerra
Resumo: A cebola (Allium cepa L) apresenta baixo acúmulo de fósforo, porém elevada resposta a aplicação de adubos fosfatados. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção da cebola, em função da adubação fosfatada, via fertirrigação por gotejamento. Foram aplicados quatro tratamentos em doses de fósforo (0, 150, 300 e 450 kg ha -1 P2O5) aplicados via fertirrigação, em delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições, essa aplicação foi parcelada em quatro aplicações, sendo aos 0, 30, 45, 60 dias após o transplantio das mudas (DAT). Foi usada a cultivar cv. Soberana, o transplantio das mudas ocorreu em 15/06/2016 e a colheita em 10/10/2016. Foram avaliados os parâmetros de altura de planta (AP), produtividade total de bulbos (PTB), produtividade comercial de bulbos (PCB), massa fresca de bulbos comerciais (MFBC), massa seca de bulbos comerciais (MSBC), além da sua classificação de bulbos, levando-se em consideração o diâmetro transversal dos bulbos. Os dados foram submetidos à análise de variância, com a realização do teste F (5% de probabilidade), seguindo quando significativo para o teste de comparação de médias (Teste de Tukey) e regressão. Como resultado observou que a dose de 450 kg ha -1 de P2O5 apresentou uma maior produtividade bulbos comerciais, bem como a diminuição na porcentagem de refugos (classe 1), e da classe 2 que tem baixa aceitação do mercado consumidor e baixo valor econômico.
Palavras-chave: Allium cepa
Irrigação gota-a-gota
Trickle irrigation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: FERREIRA, Evair da Silva; SILVA, João Manoel Teixeira da. Produção de cebola em função da adubação fosfatada, via fertirrigação por gotejamento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2956
Data do documento: 6-Jul-2018
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EvairdaSilvaPereira - JoaoManoelTeixeiradaSilva.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.