Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2961
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de redes neurais artificiais na predição de eficiências na colheita semimecanizada do feijão
Autor(es): Padilha, Marcondes de Souza
Primeiro Orientador: Souza, Cristiano Márcio Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Orlando, Roberto Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Rafull, Leidy Zulys Leyva
Resumo: A cultura do feijão está entre as mais consumidas e produzidas no Brasil. Aliado a demanda de alimentos, há a crescente busca por tecnologias e controladores para agricultura, que possibilitem ampliar o uso de sistemas mais eficientes no processo de produção. Este trabalho teve como objetivo modelar arquiteturas de redes neurais artificiais (RNA) para predizer as eficiências mecânicas na colheita semimecanizada do feijão e realizar a validação das redes obtidas. Foi utilizada uma rede Perceptron multicamadas, com três entradas (teor de água de colheita, rotação do cilindro trilhador de fluxo axial e taxa de alimentação da colhedora), duas camadas escondidas de neurônios e uma saída (eficiência). Realizou-se a predição da eficiência no recolhimento da plataforma, na trilha e separação do rotor, na limpeza das peneiras e da eficiência total da máquina. Para realizar os estudos, a RNA foi processada implemento um algoritmo em script, a fim de modelar a rede, alternar a quantidades de neurônios das camadas ocultas, selecionar, testar e validar a RNA com melhor desempenho. Para validar as arquiteturas selecionadas pelas redes foi realizada a comparação de seus resultados com dados experimentais. As arquiteturas selecionadas para predizer as eficiências foram: 3-8-15-1 para plataforma, 3-9-7-1 para trilha e separação, 3-5-11-1 para limpeza e 3-15-10-1 para total. As RNA predizem resultados satisfatório, tendo todas elas apresentadas erros relativos inferiores a 1%, coeficiente de determinação superior a 0,70 e correlação linear superior ao acerto das redes. Assim, houve validação das RNA selecionadas para predizer as eficiências na plataforma de recolhimento, na trilha e separação, na limpeza e a total da máquina.
Palavras-chave: Perda na colheita
Harvesting losses
Modelo matemático
Mathematical models
Tecnologia agrícola
Agricultural Technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: PADILHA, Marcondes de Souza. Uso de redes neurais artificiais na predição de eficiências na colheita semimecanizada do feijão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2961
Data do documento: 16-Fev-2018
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcondesdeSouzaPadilha.pdf943,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.