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Tipo: Dissertação
Título: Educação permanente em saúde no cuidado ao cliente com lesão por pressão e dermatite associada à incontinência
Autor(es): Sokem, Jaqueline Aparecida dos Santos
Primeiro Orientador: Bergamaschi, Fabiana Perez Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Watanabe, Elaine Aparecida Mye Takamatu
metadata.dc.contributor.referee1: Missio, Lourdes
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Adriano Menis
Resumo: Introdução: A educação permanente em saúde é entendida como uma prática de ensino aprendizagem no trabalho, no cotidiano das instituições. Esta educação busca concretizar a ideologia do SUS no que se refere à atenção integral à saúde das populações com melhorias nas práticas de cuidado prestado em saúde. Além disso, essa educação está pautada no diálogo e na problematização dos processos educativos, com o objetivo de reflexão das ações desenvolvidas pelos atores. Para a prevenção de lesões de pele e redução da incidência destas, a equipe deve fazer parte de processos educativos pautados em evidências científicas. Entre as lesões mais prevalentes no meio hospitalar, destacam-se as lesões por pressão e a dermatite associada à incontinência, sendo que estas lesões possuem uma correlação entre si, onde uma delas não tratada adequadamente, pode agravar a outra. A Política Nacional de Segurança do Paciente considera a ocorrência de lesão por pressão como um evento adverso à assistência à saúde e regulamenta que todas as instituições implementem estratégias de prevenção dessa lesão nos clientes. Objetivo: Desenvolver a educação permanente em saúde para as equipes de enfermagem da Clínica Médica de um Hospital Universitário de Dourados – MS quanto ao cuidado relacionado à lesão por pressão e dermatite associada à incontinência. Métodos: Trata se de um estudo de intervenção desenvolvido em duas etapas, sendo que na primeira etapa foi desenvolvido um estudo observacional com abordagem quantitativa, e, posteriormente, foi realizada uma intervenção educativa com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foram os servidores da enfermagem da Clínica Médica do HU-UFGD/Ebserh, sendo cinquenta participantes na primeira etapa e oito na segunda etapa. Nos encontros educativos foram adotadas diversificadas estratégias de ensino, sendo utilizado como referencial para a implementação destes a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez proposta por Berbel. Os encontros também foram pautados nos pressupostos teóricos de Paulo Freire e da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Posteriormente, as falas, os escritos avaliativos e as anotações dos diários de campo foram categorizadas conforme Bardin e analisadas através do referencial de Paulo Freire. Por fim, como fruto do processo educativo conduzido, elaborou-se uma produção técnica educativa com o título - Guia educativo para o cuidado ao cliente adulto com lesão por pressão e dermatite associada à incontinência: subsídios para atividades educativas, construído conforme o referencial de Elizabeth Teixeira. Resultados: Diante de todo o percurso desenvolvido no estudo, percebeu-se que os encontros educativos desenvolvidos obtiveram êxito, pois, através da análise dos achados, evidenciou-se uma participação ativa dos sujeitos durante os encontros, o diálogo profícuo sobre as ações realizadas até o momento e a reflexão sobre as práticas de cuidado prestadas aos clientes. Considerações finais: O processo educativo implementado alcançou seus objetivos, onde os participantes relataram ter compreendido as informações sobre a lesão por pressão e a dermatite associada à incontinência e apresentaram interesse em aprofundar o conhecimento sobre estas lesões. Os encontros foram permeados pelo diálogo e pela reflexão das ações. Percebeu-se que o grupo se mobilizou para a melhoria da assistência prestada, onde as novas informações eram colocadas em prática logo após os encontros realizados. A tecnologia educativa construída tem o objetivo de promover processos educativos sobre a lesão por pressão e a dermatite associada à incontinência, bem como, contribuir para a melhoria dos serviços de saúde já que este material pode ser utilizado para a consulta dos profissionais sobre estas lesões.
Abstract: Introduction: The permanent education in health is understood as a teaching-learning practice in the work, in the daily life of the institutions. This education seeks to concretize the ideology of the SUS regarding undivided attention to the health care of the population with improvements in the practices of health care provided. In addition, this education is based on dialogue and problematization of educational processes, with the aim of reflecting on the actions developed by the actors. For the prevention of skin lesions and reduction of their incidence, the team should be part of educational processes based on scientific evidence. Among the most prevalent lesions in the hospital facility, pressure ulcer, and incontinence-associated dermatitis stand out, as well as, these lesions have a correlation with each other, hence if one of them is not properly treated it can aggravate the other. The National Patient Safety Policy considers the occurrence of pressure ulcer as an adverse event to health care and regulates that all institutions implement strategies to prevent such injury to clients. Objective: Developing permanent health education for the nursing teams of the Medical Clinic of a University Hospital in Dourados - MS regarding health care related to pressure ulcer and incontinence-associated dermatitis. Methods: This consisted of an intervention study developed in two stages. In the first stage, an observational study was developed with a quantitative approach, and an educational intervention with a qualitative approach was carried out. The subjects of the study were the nursing staff of the Medical Clinic of HU-UFGD/ Ebserh, with fifty participants in the first stage and eight in the second stage. In the educational meetings, diverse teaching strategies were adopted, being used as a reference for the implementation of these in the Methodology of Problematization with the Maguerez’s Arch proposed by Berbel. The meetings were also based on the theoretical assumptions of Paulo Freire and the National Policy on Permanent Health Education. Subsequently, the statements, evaluative writings, and notes of the field diaries were categorized according to Bardin and analyzed according to the Paulo Freire’s benchmark. Finally, as a result of the educational process conducted, a technical educational production was elaborated with the title – An educational handbook for the health care of the adult client with pressure ulcer and incontinence-associated dermatitis: subsidies for educational activities, built according to Elizabeth Teixeira’s reference. Results: In the face of the whole course of the study, it can be seen that the educational meetings developed were successful, since, through the analysis of the findings, there was an active participation of the subjects during the meetings, a fruitful dialogue on the actions taken up to the moment and reflection on the care practices provided to clients. Final considerations: The educational process implemented reached its objectives, where the participants reported the understanding of the information on pressure ulcer and incontinence-associated dermatitis, as well as, showed interest in deepening knowledge about these lesions. The meetings were permeated by dialogue and reflection on actions. Furthermore, it was noticed that the group mobilized to improve the assistance provided, where new information was put into practice soon after the meetings. The constructed educational technology aims to promote educational processes on pressure injury and incontinence-associated dermatitis, as well as contribute to the improvement of health services since this material can be used to consult professionals about these injuries.
Palavras-chave: Enfermagem - educação
Nursing education
Educação continuada
Continuing education
Lesão por pressão
Pressure ulcer
Dermatite
Dermatitis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UEMS
metadata.dc.publisher.department: Unidade Universitária de Dourados
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Ensino em Saúde
Citação: SOKEM, Jaqueline Aparecida dos Santos. Educação permanente em saúde no cuidado ao cliente com lesão por pressão e dermatite associada à incontinência. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2987
Data do documento: 5-Dez-2018
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