Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3020
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Unidades fraseológicas com zoônimos: presença nos dicionários bilíngues
Autor(es): Budny, Rosana
Resumo: Neste estudo, investigam-se as fraseologias que tomam emprestados do léxico da língua portuguesa os nomes de animais as quais chamo de unidades fraseológicas com zoônimos (UFz). No universo imagético da fraseologia é comum a união de umas palavras com outras que nomeiam animais, pássaros, peixes,eytc. As UFz carregam traços culturais e são recuperadas pelos seus falantes, mas por serem idiossincráticas precisam ter seu sentido explicitado e ensinado para o aprendiz estrangeiro. A pesquisa se baseia nos pressupostos teóricos da Metalexicografia bilíngue e pedagógica em interface com a Fraseologia com os autores a seguir, entre outros: Hartmann (1983, 2001, 2007); Bejóint (1994, 2000, 2001); Corpas Pastor (1996); Xatara (1998); Ortíz Álvarez (2000); Borba (2003); Welker (2004, 2008); Durão (2005, 2009, 2014); Tagnin (1989, 2005). Objetivou-se na pesquisa, a busca pelas UFz, em nove dicionários, sendo dois monolíngues para a língua portuguesa e sete bilíngues para a língua inglesa para a verificação da presença e tradução delas nesses dicionários. Resultado: comprova-se que os dicionários de língua não oferecem muito espaço para as fraseologias, o que obriga os aprendizes e tradutores a fazerem buscas complementares em outros materiais lexicográficos que estão longe de serem suficientes para a demanda atual.
Palavras-chave: Lexicografia
Lexicography
Fraseologia
Phraseology
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: BUDNY, Rosana. Unidades fraseológicas com zoônimos: presença nos dicionários bilíngues. In: ZAVAGLIA, Claudia; SIMÃO, Angélica Karim Garcia (org.).Reflexões, tendências e novos rumos dos Estudos Fraseoparemiológicos.São José do Rio Preto: UNESP; IBILCE, 2017. p. 241-251.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3020
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Livros e capítulos de livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosana Budny - capitulo de livro - unidades fraseologicas.pdf796,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.