Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3021
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Traduções de unidades fraseológicas com zoônimos e algumas funções comunicativas
Autor(es): Budny, Rosana
Resumo: A presença de animais no entorno da vida dos homens tem sido grande ao longo dos séculos, contudo, muito mais perceptível na sociedade antiga quando pessoas e animais coabitavam. Desde então, a inclusão de características do comportamento dos animais na linguagem figurada constitui um processo natural absorvido e cristalizado na memória coletiva dos falantes das línguas. Este artigo fundamenta-se nos pressupostos teóricos da Fraseologia e Lexicografia. Os fraseologismos são chamados de unidades fraseológicas (UFs). Vinogradov (SUAREZ CUADROS, 2007), na União Soviética, foi o primeiro a usar o termo unidade fraseológica. Objetiva-se demonstrar que as unidades fraseológicas com zoônimos (UFz) (categoria específica de expressões), preenchem uma função comunicativa importante nas relações de comunicação, posto que sinalizam para emoções, sentimentos, situações de raiva, etc, e conforme ensina Kramsch: “as estruturas linguísticas, como são usadas em situações comunicativas, estão incorporadas no contexto histórico e social da cultura” (Kramsch e Anderssen, 1999, p. 32). A linguagem figurada constitui um processo natural absorvido e cristalizado na memória dos falantes das línguas e sua tradução é um desafio para usuários e tradutores, justificando-se, assim, seu estudo.
Palavras-chave: Fraseologia
Phraseology
Tradução
Translating
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: BUDNY, Rosana. Traduções de unidades fraseológicas com zoônimos e algumas funções comunicativas. In: FERREIRA, Cláudia Cristina (Org.). Vade mecum do ensino das línguas estrangeiras/adicionais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 569-582.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3021
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Livros e capítulos de livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosana Budny - capitulo de livro - traducoes de unidade.pdf337,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.