Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3022
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Futebol pode ser um instrumento de manifestação da identidade nacional? Como isso seria possível?
Autor(es): Ferreira Filho, Antonio Jorge
Primeiro Orientador: Hernandez, Matheus de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira Junior, Hermes
metadata.dc.contributor.referee2: Banzatto, Arthur Pinheiro de Azevedo
Resumo: O futebol é o esporte coletivo mais popular do mundo, essa popularidade faz com que a prática possa influenciar em outros segmentos da sociedade humana, sociedade humana essa que se mostra heterogênea até hoje, tempos de globalização. O “esporte bretão”, como também é conhecido, tem a capacidade de representar as identidades locais de uma maneira muito eficiente, seja de uma maneira espontânea ou até forçada, através de instituições como o Estado. As seleções nacionais poderiam ser representantes legítimas dos Estados-nacionais dentro do esporte, mas não é o que acontece em países tão plurais nacionalmente falando. Clubes como Athletic Bilbao e FC Barcelona são capazes de representar os sentimentos de duas nações afetadas por séculos de opressão cultural por parte do governo central espanhol, essa representação pode ser verificada tanto no passado recente, na ditadura Franquista, quanto no presente, tempos em que o mundo e o futebol são globalizados. O futebol também é tem a capacidade de representar a unidade nacional em países tão multiculturais como o Brasil, onde o esporte é considerado uma importante instituição social e também serve como motivo de orgulho, numa nação que sempre sentiu dificuldades em afirmar sua autoestima diante dos outros povos. A globalização ainda não foi capaz de fazer do mundo uma “aldeia global”, termo criado pelo intelectual canadense Marshall McLuhan para designar a sociedade humana no ápice de sua integração. O processo de mundialização, no entanto, foi suficiente para transformar o futebol em uma máquina de negócios, praticamente transformando os clubes em empresas capazes de expandir suas marcas pelo mundo, fazendo com que garotos que moram em Dourados se considerem torcedores do Real Madrid, por exemplo. Apesar da mundialização das marcas dos clubes, os sentimentos locais ainda permanecem sólidos no âmbito futebolístico, na Catalunha o Barcelona ainda é um importante símbolo da região, a cena se repete no País Basco com o Athletic Bilbao. No Brasil a seleção nacional ainda parece ser capaz de representar a nação brasileira, a união e comoção causada no país pela Copa do Mundo pode comprovar isso. Esta monografia foi elaborada através de pesquisas sobre eventos do passado e também analisando o presente, para tal foi construída uma base sobre os principais conceitos para depois analisar a relação entre eles.
Palavras-chave: Futebol
Soccer
Identidade cultural
Cultural identity
Globalização
Globalization
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: FERREIRA FILHO, Antonio Jorge. O Futebol pode ser um instrumento de manifestação da identidade nacional? Como isso seria possível?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3022
Data do documento: 11-Jun-2017
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntonioJorgeFerreiraFilho.pdf960,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.