Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3029
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As Consequências do 11 de setembro e da Guerra ao Terror para as análises de Segurança Internacional
Autor(es): Fretes, Christopher Haas
Primeiro Orientador: Urt, João Nackle
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira Junior, Hermes
metadata.dc.contributor.referee2: Hernandez, Matheus de Carvalho
Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar quais foram as consequências dos atentados terroristas de 11 de setembro e da subsequente Guerra ao Terror iniciada pelos Estados Unidos para as análises de segurança internacional. Parte-se da hipótese de que os eventos mencionados contribuíram para gerar mudanças de foco nos Estudos de Segurança Internacional, assim como a preferência pelas correntes tradicionais de estudo e a influência nos usos conceituais relacionados ao terrorismo. Sendo assim, esta pesquisa busca primeiramente apresentar o desenvolvimento histórico do conceito de Segurança Internacional e o desenvolvimento dos Estudos de Segurança Internacional, bem como a abordagem que o terrorismo obteve nessa subárea para, em seguida, investigar o contexto em que ocorreram os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 e a Guerra ao Terror. Finalmente, dedica-se a elucidar quais foram as continuidades e rupturas no cenário de Segurança Internacional pós-11 de setembro. De forma geral, concluiu-se que o terrorismo tornou-se o foco principal das análises, particularmente com um viés etnocêntrico e uma valorização da racionalidade que sustenta o pensamento tradicionalista. As novas percepções sobre Segurança Internacional, aqui observadas, em grande medida deram suporte ideológico para o uso da força nas campanhas antiterroristas norte-americanas no Afeganistão em 2002 e no Iraque em 2003.
Palavras-chave: Terrorismo
Terrorism
11 de setembro de 2001, ataques terroristas
September 11 Terrorist Attacks, 2001
Segurança internacional
International security
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: FRETES, Christopher Haas. As Consequências do 11 de setembro e da Guerra ao Terror para as análises de Segurança Internacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3029
Data do documento: 16-Mar-2017
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ChristopherHaasFretes.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.