Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3051
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Barreiras comerciais chinesas ao complexo soja brasileiro
Autor(es): Machado, Matheus Vieira
Primeiro Orientador: Brum, Adriana Kirchof de
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, João Augusto Rossi
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Roberto Mauro da Silva
Resumo: O presente trabalho visa tratar das barreiras comerciais chinesas ao complexo soja brasileiro. A escolha do tema deste trabalho decorre do fato de que o agronegócio brasileiro possui relevância na economia nacional, em especial as commodities, entre essas o complexo da soja, que coloca o Brasil como o segundo maior produtor de soja no mundo. A China se tornou nos últimos anos a principal parceira comercial do agronegócio brasileiro, absorvendo grande parte da produção brasileira. A economia internacional passou por importantes mudanças no final do século XX e início do século XXI, ocasionando a ascensão dos chamados países emergentes, entre os quais, Brasil e China, assim, o crescente intercambio econômico sino-brasileiro foi impulsionado pelo acelerado crescimento chinês e a consequente alta demanda por commodities. Atualmente a China é a segunda potência econômica mundial, tornando- se o principal destino das exportações de soja brasileira. Diante deste cenário econômico, buscou-se analisar as barreiras comerciais chinesas aplicadas ao complexo soja, de maneira a identificar os principais entraves entre a comercialização do mesmo. Constatou-se que a China aplica uma escalada tarifária ao complexo soja conforme o grau de processamento do produto e também aplica barreiras não-tarifarias ao complexo soja em geral e outras medidas específicas ao óleo de soja, visando desestimular a importação dos subprodutos da soja.
Palavras-chave: Comércio internacional
International trade
Brasil
Brazil
República da China
Republic of China
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: MACHADO, Matheus Vieira. Barreiras comerciais chinesas ao complexo soja brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3051
Data do documento: 11-Ago-2017
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MatheusVieiraMachado.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.