Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3057
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As Relações econômicas sino-brasileiras: uma análise do desempenho da exportação de minério de ferro brasileiro para a China: do período de 2008 a 2011
Autor(es): Silva, Thais Alessandra da
Primeiro Orientador: Brum, Adriana Kirchof de
metadata.dc.contributor.referee1: Lamoso, Lisandra Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Roberto Mauro da Silva
Resumo: Com elevadas taxas de crescimento e grande participação na economia mundial, observa-se que a China tem intensificado suas relações com a América do Sul, em especial o Brasil. E nota-se a intensificação de exportação de produtos primários para o gigante asiático. O presente estudo visa realizar uma análise e caracterizar as relações comerciais realizadas entre Brasil e China, em especial nas exportações de Minério de Ferro para a economia chinesa de 2008 a 2011. Essa relação de exportação de commodities poderá em longo prazo, trazer consequências importantes para o Brasil e busca-se entender essa relação sino-brasileira.
Abstract: With high rates of growth, and big participatin in world ecomomy, the China have been intensified their relations with South America, especially the Brasil. Notice a export intensified of primary products to the Asian giant. The study try to analyse and characterize the commercial relations between Brasil and China, especially in Iron Mineral exported for chinese economy between 2008 and 2011. This relation of commodities exportation may, in a long time, have important consequences to Brasil.
Palavras-chave: Comércio internacional
International trade
Brasil
Brazil
República da China
Republic of China
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: SILVA, Thais Alessandra da. As Relações econômicas sino-brasileiras: uma análise do desempenho da exportação de minério de ferro brasileiro para a China: do período de 2008 a 2011. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3057
Data do documento: 21-Mar-2017
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThaisAlessandradaSilva.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.