Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Luan Carlos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0479052969821093pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, José Jair Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272pt_BR
dc.contributor.referee2Mendonça, Jane Corrêa Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8439393300744502pt_BR
dc.creatorAmaral, Camila Pereira do-
dc.date.accessioned2020-05-20T12:49:06Z-
dc.date.available2020-05-20T12:49:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationAMARAL, Camila Pereira do. Responsabilidade social corporativa e empresarial: uma revisão sistemática da literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3084-
dc.description.abstractThe present work Developed a study of Motivating factors of Practice and divulgation of corporate social and business responsibility, in order to show the criterion of importance Applied to implantation of social responsibllity by the business sector. For the development of work and achievement of results the methodology used was the systematic literature review In which the first search of articles by including the keyword “Social Responsibllity “ and inclusion of keyword “Environmental and Environmentally” 195 articles were identified.Then were used inclusion criteria of inclusion exclusion related to the studied period In which they were identified 162 articles being made a classification of articles by area of social responsibility where seven areas were established: Government, education, health, marketing, society, environment and business. According to the objective of the work that is intended to portray corporate social and bussines responsibility, it was conducted an exclusion of 71 articles that did not fit directly to the corporate area in social responsibility, totalizing for study 91 articles. Through a careful analysis of the articles searched, the data obtained were presented By means of tables and figures, being that, in addition to this demonstration were used the Software Ucinet for visualization of the relationship network among articles and the seven areas of social responsibility, in addition to NVivo software used to demonstrate through a cloud, the most used words in the analyzed 91 articles. Through this analysis it was concluded that there are several factors that influence the implementation and divulgation of social responsibility by the company, most of which is due to legal or strategic factors evidencing that the practice and divulgation of social responsibility by companies Is justified by the search of benefits or processes of Exchange - An attitude socially responsible for an economic or legal benefit.en
dc.description.resumoO presente trabalho desenvolveu um estudo dos fatores motivadores da prática e divulgação da responsabilidade social corporativa e empresarial, com o intuito de apresentar o critério de importância aplicado à implantação da responsabilidade social pelo setor empresarial. Para o desenvolvimento do trabalho e alcance dos resultados, a metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura, em que durante a primeira busca de artigos através da inclusão da palavra-chave “Responsabilidade Social” e exclusão das palavras-chaves “Ambiental e Ambientalmente”, foram identificados 195 artigos. Em seguida, foram utilizados critérios de inclusão e exclusão relacionados ao período estudado, em que foram identificados 162 artigos, sendo feita uma classificação dos artigos por área da responsabilidade social, onde foram estabelecidas sete áreas: governo, educação, saúde, marketing, sociedade, meio ambiente e empresa. De acordo com o objetivo do trabalho que se destina a retratar a responsabilidade social corporativa e empresarial, foi realizada uma exclusão de 71 artigos que não se enquadravam diretamente à área de empresa na responsabilidade social, totalizando para estudo 91 artigos. Através de uma análise criteriosa dos artigos pesquisados, foram apresentados os dados obtidos por meio de tabelas e figuras, sendo que, em complemento a esta demonstração, foram utilizados o software Ucinet para visualização da rede de relacionamento entre os artigos e as sete áreas da responsabilidade social, além do software NVivo, utilizado para demonstrar através de uma nuvem, as palavras mais utilizadas nos 91 artigos analisados. Por meio desta análise concluiu-se que existem diversos fatores que influenciam a implantação e divulgação da responsabilidade social por parte da empresa, sendo que na sua maioria, isso ocorre por fatores legais ou estratégicos, evidenciando que a prática e divulgação da responsabilidade social por parte das empresas se justifica pela busca de benefícios ou processos de troca - uma atitude socialmente responsável por um benefício econômico ou legal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-05-20T12:49:06Z No. of bitstreams: 1 CamilaPereiraAmaral.pdf: 668697 bytes, checksum: 00e52da0f41f64ad871645e704ca740c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-20T12:49:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CamilaPereiraAmaral.pdf: 668697 bytes, checksum: 00e52da0f41f64ad871645e704ca740c (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectSocial responsibilityen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleResponsabilidade social corporativa e empresarial: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CamilaPereiraAmaral.pdf653,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.