Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3110
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Paulo Gomes (Org.)-
dc.date.accessioned2020-05-22T13:08:08Z-
dc.date.available2020-05-22T13:08:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Paulo Gomes (org.). Docência e formação universitária no Brasil: desafios e encaminhamentos. Dourados, MS: Editora UFGD, 2016.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8147-125-9pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3110-
dc.descriptionI. Docência universitária: pontuações transversais sobre o ensinar e o aprender -- Paulo Gomes Lima II. O estágio curricular supervisionado no ensino superior brasileiro: pontuações sobre a formação profissional -- Ana Lúcia Marran, Paulo Gomes Lima III. A construção da docência na universidade: reflexões e possibilidades de desenvolvimento profissional -- Fabrício do Nascimento IV. O professor de ensino superior do curso de enfermagem no Brasil: exigências, identidade e formação didático-pedagógica -- Paulo Gomes Lima, Patrícia Leal de Freitas Santos V. Formação de professores: leituras e contribuições à educação superior e ao cotidiano escolar -- Paulo Gomes Limapt_BR
dc.description.resumoComo uma instituição que prima pela qualidade dos profissionais que atuarão em contextos estratégicos da sociedade, a universidade não pode se eximir de problematizar as inquietações oriundas do processo de ensino-aprendizagem e de provocar questionamentos para que a priorização das relações entre os atores sociais retorne com sua autoprodução. Por esta razão, foram reunidos, neste livro, textos voltados para o desdobramento de discussões elementares que se constituem como norteadoras da docência universitária na atualidade. Os autores que aqui “falam” são também atores do contexto do objeto, o que possibilita a consistência dos pontos e das reflexões apresentados. Assim, “aquele que ora fala” não parte de cogitações especulativas sobre o objeto, reconhecendo, ao mesmo tempo, a dimensão da possibilidade e da necessidade de outras vozes, de múltiplas contribuições sobre a temática elencada. Assume-se que o lugar “de onde se fala” pode assinalar contribuições mais significativas se atores e contextos epistemológicos tiverem um eixo comum, o que se concretiza no presente livro.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-05-22T13:08:08Z No. of bitstreams: 1 docencia-e-formacao-universitaria-no-brasil.pdf: 524606 bytes, checksum: f439ccf2a2a514e1f5bbcb3b5d67c3ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-22T13:08:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 docencia-e-formacao-universitaria-no-brasil.pdf: 524606 bytes, checksum: f439ccf2a2a514e1f5bbcb3b5d67c3ba (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTeaching (Occupation)en
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDocência e formação universitária no Brasil: desafios e encaminhamentospt_BR
dc.typeLivropt_BR
Appears in Collections:Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
docencia-e-formacao-universitaria-no-brasil.pdf512,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.