Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3111
Tipo: Livro
Título: Tekoha vy’a renda
Autor(es): Comitê Editorial Cone Sul
Resumo: Este livro, TEKOHA VY'A RENDA, que faz parte do tema gerador ÑANDE REKOHATEE MOKÕIHA e pertence à Coleção Saberes Indígenas na Escola, foi escrito com o objetivo de apresentar a cosmovisão do povo Guarani e Kaiowá sobre o território tradicional para as novas gerações, onde acontece o nosso modo de ser, como forma de fortalecimento e valorização dos saberes tradicionais no contexto da educação escolar indígena. O princípio da existência está na história, na mitologia, assim como é contado por nosso guardião Ñane Ramõi Ypy. O seu nascimento — Ojasojavo — é o início de tudo, porque nesse nascimento físico, o Ñane Ramõi enterrou a placenta e o cordão umbilical para, simbolizar que aquele espaço é sagrado e para que seus descendentes continuem vivendo nele. Por isso, o Povo Guarani e Kaiowá transita, busca a sua sustentabilidade, cria e recria, e fortalece a cultura no espaço simbólico e sagrado que é o próprio tekoha, criado por Ñane Ramõi, para que possa viver nele. Mas também reconhecemos que não descrevemos todas as concepções Guarani e Kaiowá porque os nossos saberes são extensos. A perspectiva é despertar nas novas gerações o interesse de continuar dialogando com os mais velhos, na busca de ampliar os conhecimentos, através da oralidade.
Palavras-chave: Povos indígenas - literatura
Indigenous peoples - literature
Povos indígenas - Guarani-Kaiowá
Indigenous peoples - Guarani-Kaiowá
Literatura infantojuvenil
Young adult literature
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: COMITÊ EDITORIAL CONE SUL. Tekoha vy’a renda. Dourados, MS: Editora UFGD, 2019. (Coleção Saberes Indígenas na Escola).
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3111
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tekoha-vy-a-renda.pdf15,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.