Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3151
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeito de cyantraniliprole no comportamento e mortalidade do pulgão do algodoeiro Aphis gossypii Glover, 1877 (Hemiptera: aphididae)
Autor(es): Gomes, Carlos Eduardo Carducci
Pereira, Matheus Dalla Cort
Primeiro Orientador: Degrande, Paulo Eduardo
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Marcos Gino
metadata.dc.contributor.referee2: Gauer, Evandro
Resumo: A Cultura do Algodão possui grande importância socioeconômica no cenário agrícola, e tem como uma das suas principais pragas o pulgão Aphis gossypii Glover, 1877 (Hemiptera: Aphididae). Desta forma, se faz necessário o seu controle para que as produtividades não venham ser comprometidas. Os objetivos deste trabalho foram estudar a mortalidade e o comportamento de A. gossypii submetido a tratamento químico com Cyantraniliprole. Para tal, foram realizados três experimentos utilizando delineamento experimental inteiramente casualizado com dois tratamentos e dez repetições. Os tratamentos foram: T1. Água (testemunha) e T2. Cyantraniliprole 75 g i.a./ha (substância teste). No primeiro experimento, avaliou-se a redução populacional do pulgão em função do tempo de exposição sem nenhum tipo de confinamento dos insetos. No segundo experimento foram avaliadas as mortalidades dos insetos expostos aos tratamentos, confinados em gaiolas. No terceiro experimento avaliou-se a distância percorrida pelo inseto em diferentes períodos após a exposição dos insetos aos tratamentos. Para os três experimentos houveram diferenças estatísticas significativas entre os tratamentos, o que permite inferir a existência do efeito do princípio ativo Cyantraniliprole sobre a mortalidade e comportamento do A. gossypii em algodoeiro.
Palavras-chave: Luta química
Chemical control
Aphis gossypii
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: GOMES, Carlos Eduardo Carducci; PEREIRA, Matheus Dalla Cort. Efeito de cyantraniliprole no comportamento e mortalidade do pulgão do algodoeiro Aphis gossypii Glover, 1877 (Hemiptera: aphididae). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3151
Data do documento: 20-Mar-2017
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlosEduardoCarducciGomes - MatheusDallaCortPereira.pdf701,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.