Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3180
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Adaptabilidade do trigo mourisco na região do cerrado
Autor(es): Dias, Lucas Mingotti
Oliveira, Luiz Augusto Tavares de
Primeiro Orientador: Schoeninger, Vanderleia
metadata.dc.contributor.referee1: Lourente, Elaine Reis Pinheiro
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Elton Aparecido Siqueira
Resumo: O trigo mourisco (Fagopyrum esculentum Moench L.) apresenta-se como uma cultura de pouca exigência nutricional, por conta disso é de fácil adaptação e desenvolvimento rápido. É também considerada como uma cultura de múltiplos usos, desde a alimentação animal e humano, até como planta de cobertura para o solo. A farinha obtida dos grãos do trigo mourisco não apresenta glúten em sua composição, sendo uma opção para dietas restritivas. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar a cultura do trigo mourisco na região da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, com o acompanhamento de suas características agronômicas durante e ao final do ciclo vegetativo; aspectos de produção e propriedades físicas; efeito na biomassa microbiana do solo e o uso como espécie forrageira. A implantação da cultura em campo foi desenvolvida na área da Fazenda Experimental da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com histórico de sistema de plantio convencional, testando-se o genótipo de trigo Mourisco, cultivar IPR 92 Altar, com característica de ciclo tardio e porte alto. A semeadura foi realizada no final do mês de fevereiro de 2017, sem uso de correção e adubação na área, de forma manual utilizando-se espaçamento entre linhas de 0,40 m e densidade de semeadura de 40-45 sementes por metro linear. Durante o ciclo vegetativo as plantas foram avaliadas em 4 idades diferentes com ênfase nos principais parâmetros agronômicos. Nas mesmas idades da planta, foram também realizados cortes de planta inteira para avaliação da cultura no desempenho como forrageira no decorrer do ciclo. Após a colheita, verificaram-se parâmetros de produtividade, teor de água e propriedades físicas dos grãos. A cultura apresentou uma produtividade média de grãos de 1546 kg.ha-1. A forragem de trigo mourisco apresentou aos 90 dias uma produção de massa verde de 27.393 kg.ha-1, com teor de proteína de 20,33% aos 45 dias. O trigo mourisco apresentou desempenho satisfatório para as condições de manejo empregadas, sendo, portanto, uma opção para produção local tanto de grãos, quanto de forragem.
Palavras-chave: Fagopyrum esculentum
Pseudocereal
Pseudocereals
Produção de forragem
Forage yield
Planta de cobertura
Cover plants
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: DIAS, Lucas Mingotti; OLIVEIRA, Luiz Augusto Tavares de. Adaptabilidade do trigo mourisco na região do cerrado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3180
Data do documento: 16-Ago-2017
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucasMingottiDias - LuizAugustoTavaresdeOliveira.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.