Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3216
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dieta de Hyphessobrycon heterorhabdus (Characiformes: characidae) em igarapés da Amazônia Oriental
Autor(es): Sisnando, Lais Bezerra
Primeiro Orientador: Ferreira, Anderson
Resumo: Os aspectos da autoecologia de peixes de pequenos igarapés da Amazônia Oriental são relativamente pouco conhecidos, principalmente quando se considera a relação do uso da terra em pequenas bacias hidrográficas. Este trabalho teve como objetivo caracterizar e comparar a dieta de Hyphessobrycon heterorhabdus em igarapés em diferentes estados de preservação na Amazônia Oriental. Os peixes foram coletados em 11 igarapés localizados na região nordeste do Estado do Pará, entre os meses de julho e outubro/2010. Estes igarapés foram separados em dois grupos: Conservados e Impactados. A maioria destes igarapés apresentam capoeiras em sua zona ripária, sendo o uso das bacias compostas por pastagens e agricultura de base familiar. Foram analisados 218 estômagos de H. heterorhabdus. A dieta foi caracterizada através do Índice Alimentar (IAi%) e a diferença na composição da dieta da espécie entre os grupos de igarapés foi avaliada através de PERMANOVA. A espécie apresentou dieta geral insetívora (94,3%), onde os insetos terrestres representaram 56,6% da dieta e os insetos aquáticos 37,7%. Formicidae e fragmentos de insetos aquáticos foram os itens predominantes na dieta. No grupo dos igarapés Conservados, houve o consumo de insetos terrestres e aquáticos na mesma proporção, totalizando 99,2% da dieta. No grupo dos igarapés Impactados, os insetos também foram os mais ingeridos pela espécie (87,5%), mas em proporções diferentes. Nesse grupo de igarapés houve o aumento no consumo de insetos terrestres, a diminuição na ingestão de insetos aquáticos e o incremento de fragmentos vegetais. Os recursos de origem alóctone e autóctone foram consumidos praticamente nas mesmas proporções nos igarapés Conservados. Nos igarapés Impactados, os recursos alóctones foram mais ingeridos (76,2%). A dieta da espécie nos grupos de igarapés apresentou diferença significativa (Pseudo F = 7,08; p = 0,02). Hyphessobrycon heterorhabdus foi caracterizada como uma espécie insetívora. Com a caracterização da dieta dessa espécie e a comparação entre os igarapés foi possível identificar a dependência e a influência que a vegetação ripária exerce sobre essas populações.
Palavras-chave: Hyphessobrycon herbertaxelrodi
Ambiente lótico
Lotic environment
Nutrição animal
Animal nutrition
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: SISNANDO, Lais Bezerra. Dieta de Hyphessobrycon heterorhabdus (Characiformes: characidae) em igarapés da Amazônia Oriental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3216
Data do documento: 28-Mar-2017
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LaisBezerraSisnado.pdf789,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.