Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Zorzato, Osvaldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4804354008869203pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Levi Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1669550558445333pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Adir Casaro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1629728652577164pt_BR
dc.creatorTroquez, Marta Coelho Castro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142624348818516pt_BR
dc.date.accessioned2018-11-30T12:25:12Z-
dc.date.available2018-11-30T12:25:12Z-
dc.date.issued2006-09-17-
dc.identifier.citationTROQUEZ, Marta Coelho Castro. Professores índios e transformações socioculturais em um cenário multiétnico: a reserva indígena de Dourados (1960-2005). 2006. 189 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/322-
dc.description.abstractBy the end of the 1980s, there was a high increase of Indian teachers taking part in the process of teaching in Indian schools in Brazil. In the Indian Reserve of Dourados the presence of Indian teachers acting in the process of education is noticed way before. This work analyses under a multi discipline perspective the specificity of Indian teachers in the multi ethnic scenario of the Indian Reserve of Dourados (1960-2005). With the insertion in the process of Indian school education, while teachers, the Indians assume new social roles and therefore become agents of social cultural transformations. In the Indian Reserve of Dourados, this process has its own single history due to historical, social, cultural and ethnic context in which these teachers take part. Since its beginning (the 20s), this reserve is marked by the complexity of established relations among its inhabitants Kaiowá, Guarani and Terena and non-indian representatives of diverse external institutions involved. In this context, the Indian teachers face a constant challenge of being “in-between” (in an among-place) and participate in an inter-social political field where the perspective of different groups (politic, ethnic and family) and the institutions around are constantly intercrossing. This brings to school and to Indian teachers new challenges not always easy to live with. Nonetheless, these social actors have tried to give answers to these challenges, and in this way take part in the building of their history and the history of the Indian reserve of Dourados.en
dc.description.resumoA partir do final dos anos 80, observou-se um aumento crescente de professores índios participando dos processos de Educação Escolar Indígena no Brasil. Na Reserva Indígena de Dourados, a presença de professores índios atuando no processo de escolarização é notada num período bem anterior. Este trabalho analisa, sob uma perspectiva multidisciplinar, a especificidade dos professores índios no cenário multiétnico da Reserva Indígena de Dourados (1960-2005). Com sua inserção no processo de Educação Escolar Indígena, enquanto professores, os indígenas assumem novos papéis sociais e tornam-se, portanto, agentes de transformações socioculturais. Na Reserva Indígena de Dourados, este processo, tem uma historicidade própria e singular devido ao contexto histórico, sociocultural e étnico do qual estes professores fazem parte. Desde os seus primórdios (anos 20), esta reserva é marcada pela complexidade das relações estabelecidas, entre os seus habitantes Kaiowá, Guarani e Terena e os não-índios representantes de diversas instituições externas do entorno. Neste contexto, os professores índios enfrentam o desafio constante de estar em um entre-lugar e de participar de um campo político intersocietário onde as perspectivas dos diferentes grupos (políticos, étnicos e familiares) e das instituições do entorno se cruzam constantemente. Isto traz para a escola e para os professores índios desafios novos nem sempre fáceis de vivenciar. Entretanto, estes atores sociais têm procurado dar respostas a estes desafios e, desta forma, participam da construção de sua própria história e da história da comunidade indígena de Dourados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-11-30T12:25:12Z No. of bitstreams: 1 MartaCoelhoCastroTroquez.pdf: 2095984 bytes, checksum: bfbb79d47f5f1b5ed1ed272951920f0c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-30T12:25:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MartaCoelhoCastroTroquez.pdf: 2095984 bytes, checksum: bfbb79d47f5f1b5ed1ed272951920f0c (MD5) Previous issue date: 2006-09-17en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas - formação de professorespt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Teacher educationen
dc.subjectPovos indígenas (Dourados, MS)pt_BR
dc.subjectIndigenous peoples (Dourados, MS)en
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.titleProfessores índios e transformações socioculturais em um cenário multiétnico: a reserva indígena de Dourados (1960-2005)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MartaCoelhoCastroTroquez.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.