Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3233
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do gerenciamento de resíduos sólidos em uma unidade de saúde na cidade de Dourados, MS, com ênfase nos resíduos de serviços de saúde
Autor(es): Schroer, Paulo Afonso
Primeiro Orientador: Medina Júnior, Paulino Barroso
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Cláudio Arcanjo de
metadata.dc.contributor.referee2: Ceccon, Simone
Resumo: O presente trabalho realizou uma análise no plano de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde, de uma unidade de saúde localizada na cidade de Dourados, MS, e das técnicas de gerenciamento dos resíduos da instituição, confrontando com as legislações vigentes, tendo conhecimento da importância do tratamento de resíduos diante do impacto que podem causar no meio ambiente. Foram analisadas todas as etapas do gerenciamento dos resíduos sólidos hospitalares, realizando durante o período de pesquisa a divisão dos setores por criticidade: críticos, semicríticos e não críticos; e também um levantamento fotográfico de todo o cenário onde é realizado. Foi implantado, também, um método de pesagem de resíduos por setores para quantificação dos resíduos gerados. E por fim foi apresentado algumas possíveis atualizações ou reenquadramento no PGRSS, de acordo com a política de resíduos sólidos, e as demais leis vigentes.
Abstract: The present work carried out an analysis in the health service waste management plan of a health unit located in the city of Dourados, MS, and the waste management techniques of the institution, in comparison with the current legislation, being aware of the importance the impact they can cause on the environment. All stages of hospital solid waste management were analyzed, during which the sectors were analyzed for criticality, semi-critical and non-critical; and also a photographic survey of the whole scene where it is realized. A method of weighing waste by sectors was also implemented to quantify the generated waste. Finally, it was presented some possible updates or reframing in the PGRSS, in accordance with the solid waste policy, and other laws in force.
Palavras-chave: Gestão Ambiental
Environmental Management
Gerenciamento de resíduos
Waste management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: SCHROER, Paulo Afonso. Avaliação do gerenciamento de resíduos sólidos em uma unidade de saúde na cidade de Dourados, MS, com ênfase nos resíduos de serviços de saúde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3233
Data do documento: 15-Dez-2017
Aparece nas coleções:Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PauloAfonsoSchroer.pdf639,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.