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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moreira Junior, Hermes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8140243317407008pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Roberto Mauro da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5861479292343597pt_BR
dc.contributor.referee2Carames, Lucas de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5422086146468426pt_BR
dc.creatorPiesanti, Jaqueline Lopes-
dc.date.accessioned2020-06-11T12:10:23Z-
dc.date.available2020-06-11T12:10:23Z-
dc.date.issued2016-09-23-
dc.identifier.citationPIESANTI, Jaqueline Lopes. O Panorama da inserção chinesa no setor automobilístico brasileiro entre 2003-2014. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3268-
dc.description.abstractConsidering the changes in the international scene with the rise of China and its largest international market share. The relationship between Brazil and China has intensified. Being the automotive industry a Brazilian strategic industrial sector of Lula's government policies for development new technology has fostered the sector and attracted new investments including the Chinese. The relationship between Brazil and China has intensified. Being the automotive industry a Brazilian strategic industrial sector of Lula's government policies for development new technology has fostered the sector and attracted new investments including the Chinese. This article aims to analyze the Brazilian automotive scene, in particular the class of light vehicles during the Lula government (2003-2010) and Dilma (2011-2014), between 2003-2014. The article is divided in 4 parts. Introduction; The Brazilian automotive industry; Chinese brands and models - JAC MOTORS case and the final considerations. The hypothesis investigated is if there is technology transfer in this process and if how this transfer is made. The results of industrial policies were not favorable due to coordination failures and changes in the international economic scenery. Even with industrial incentives to strategic sectors, there is no significant transfer of technology, because it is imported from producers of technology countries and Brazil only responsible for assembling the parts and not for development.en
dc.description.resumoTendo em vista as mudanças ocorridas no cenário internacional com a ascensão da China e sua maior participação no mercado internacional. A relação entre Brasil e China se intensificou. Sendo o setor automobilístico um setor estratégico brasileiro as políticas industriais do governo Lula para o desenvolvimento de novas tecnologias fomentou o setor e atraiu novos investimentos entre eles os chineses. A indústria automobilística é uma das cadeias produtivas mais importantes do país. Em 2014 representava cerca de 23% do PIB industrial e 5% do total. O país era o 8o maior produtor e o 4o mercado interno no ranking mundial. Este artigo tem como objetivo analisar o cenário automotivo brasileiro, em especial a classe de veículos leves, durante os governos Lula (2003-2010) e Dilma (2011-2014), entre 2003 a 2014. O artigo está divido em 4 partes. Introdução; O setor automobilístico brasileiro; As marcas e modelos chineses - o caso JAC MOTORS e por último as considerações finais. A hipótese investigada é se há transferência de tecnologia nesse processo e se houver como é feita essa transferência. Os resultados das políticas industriais não foram favoráveis devido a falhas de coordenação e mudanças no cenário econômico internacional. Mesmo com incentivos industriais destinados a setores estratégicos não há transferência significativa de tecnologia, pois esta é importada dos países produtores da tecnologia ficando o Brasil responsável apenas pela montagem das peças e não pelo desenvolvimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-06-11T12:10:23Z No. of bitstreams: 1 JaquelineLopesPesanti.pdf: 813804 bytes, checksum: f4a9eadb83cfb2566e48b21b8aaad1ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-11T12:10:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JaquelineLopesPesanti.pdf: 813804 bytes, checksum: f4a9eadb83cfb2566e48b21b8aaad1ed (MD5) Previous issue date: 2016-09-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direito e Relações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica industrialpt_BR
dc.subjectIndustrial policyen
dc.subjectSetor automotivopt_BR
dc.subjectAutomobile industryen
dc.subjectRepública da Chinapt_BR
dc.subjectRepublic of Chinaen
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
dc.titleO Panorama da inserção chinesa no setor automobilístico brasileiro entre 2003-2014pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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