Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3285
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise das propostas de paz elaboradas por Daisaku Ikeda para o desenvolvimento de uma cultura de paz para o século XXI
Autor(es): Ribeiro, Thiago Vinícius
Primeiro Orientador: Maso, Tchella Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Sá Junior, Mario Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee2: Hernandez, Matheus de Carvalho
Resumo: O presente trabalho analisa os estudos para a paz nas Relações Internacionais e também as propostas de paz elaboradas anualmente pelo filósofo-pacifista Daisaku Ikeda, líder budista e presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), em especial as dos últimos cinco anos, que são enviadas anualmente à Organização das Nações Unidas (ONU) desde o ano de 1983. As análises dos documentos elaborados por Daisaku Ikeda é corroborado com os conceitos de paz positiva e paz negativa de Johan Galtung, sob a ótica das Relações Internacionais e suas vertentes, sendo que o objetivo principal do trabalho é o diálogo destas propostas de Ikeda com as teorias hodiernas dos estudos para a paz, que estão em voga dentre os principais pensadores e analistas internacionais contemporâneos da área. A metodologia utilizada no presente trabalho foi a pesquisa bibliográfica do material disponibilizado pela Associação Brasil Soka Gakkai (BSGI), tanto no sítio da organização na internet, quanto em seus periódicos, o Jornal semanal Brasil Seikyo e a revista mensal Terceira Civilização e respectivos encartes especiais, além de livros e publicações de autoria do próprio Daisaku Ikeda. Ao final da pesquisa é demonstrado ao leitor que as ideias de uma cultura para a paz propagadas e defendidas por Ikeda são muito similares as de Galtung, e que merecem uma especial atenção dos estudos das Relações Internacionais sobre a paz.
Palavras-chave: Pacifista
Pacifists
Paz (filosofia)
Peace (Philosophy)
Budismo
Buddhism
Daisaku, Ikeda, 1928-
Galtung, Johan, 1930-
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: RIBEIRO, Thiago Vinícius. Análise das propostas de paz elaboradas por Daisaku Ikeda para o desenvolvimento de uma cultura de paz para o século XXI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3285
Data do documento: 15-Abr-2016
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThiagoViniciusRibeiro.pdf749,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.