Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Luís Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3875061290145878pt_BR
dc.contributor.referee1Iwamoto, Vivian-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1213328383774448pt_BR
dc.contributor.referee2Troquez, Marta Coelho Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142624348818516pt_BR
dc.creatorMaciel, Patrícia Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0375122071510521pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-15T12:18:23Z-
dc.date.available2020-06-15T12:18:23Z-
dc.date.issued2016-09-30-
dc.identifier.citationMACIEL, Patrícia Marques. Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH, nas aulas de educação física: procedimentos para manter a atenção dos alunos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3297-
dc.description.abstractAttention deficit hyperactivity disorder (ADHD) has aroused interest in many fields of study, especially in the education sector, so that it is valid to analyze and understand the scientific literature dealing with this topic. Therefore, this study aimed to seek theoretical frameworks that could help physical education teachers in the preparation and planning of educational activities for the student attendance with ADHD. It is believed that the physical education discipline to promote greater socialization students diagnosed with ADHD, and create opportunities to develop their skills and capabilities with specific and targeted activities. In this sense, based on an analysis of theoretical references on the topic, this article showed that physical education contributes to the development of memory, concentration and interaction between the student with ADHD and others. It was also observed that the attention deficit hyperactivity disorder in the context of the classroom, most of the time, confused with indiscipline or bad behavior so difficult to identify the problem and therefore generates the misunderstanding by educators. Soon, legitimizes the importance of a thorough study on the subject aimed at improving the pedagogical and didactic teacher practice. It is noteworthy also that studies of inclusive education supported by health professionals punctuate relevant methods to be used in class, which provide a considerable improvement in the learning of students with ADHD, as well as personal, cognitive and social development of the same.en
dc.description.resumoO transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) tem despertado o interesse em diversas áreas de estudo, sobretudo, no âmbito educacional, de modo que, torna-se válido analisar e compreender a literatura científica que versa sobre este tema. Diante disso, o presente trabalho se propôs a buscar referenciais teóricos que pudessem auxiliar os educadores de educação física na elaboração e planejamento de atividades pedagógicas para o atendimento do aluno com TDAH. Acredita-se que a disciplina de educação física possa promover maior socialização aos alunos diagnosticados com TDAH, além de oportunizar o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades com atividades específicas e direcionadas. Nesse sentido, com base em uma análise de referenciais teóricos sobre o tema, este artigo evidenciou que a educação física contribui para o desenvolvimento da memória, concentração e interação entre o aluno com TDAH e os demais. Observou-se ainda que o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no contexto de sala de aula, na maioria das vezes, confunde-se com indisciplina ou mau comportamento dificultando assim a identificação do problema e, por consequência, gera a incompreensão por parte dos educadores. Logo, legitima-se a importância de um estudo aprofundado acerca do tema objetivando uma melhoria da prática pedagógica e didática do professor. Ressalta-se também que estudos da educação inclusiva amparados por profissionais da saúde pontuam métodos relevantes para serem aplicados em classe, os quais proporcionam uma melhora considerável no aprendizado dos alunos com TDAH, bem como o desenvolvimento pessoal, cognitivo e social dos mesmos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-06-15T12:18:23Z No. of bitstreams: 1 PatriciaMarquesMaciel.pdf: 665687 bytes, checksum: 269c2f909fbd80e0b0579fde1631ddc8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-15T12:18:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PatriciaMarquesMaciel.pdf: 665687 bytes, checksum: 269c2f909fbd80e0b0579fde1631ddc8 (MD5) Previous issue date: 2016-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção com Hiperatividadept_BR
dc.subjectAttention-deficit hyperactivity disorderen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducational practicesen
dc.subjectEducação física - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPhysical education - Study and teachingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleDéficit de Atenção/Hiperatividade TDAH, nas aulas de educação física: procedimentos para manter a atenção dos alunospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatriciaMarquesMaciel.pdf650,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.