Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Levandoski, Gustavo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5432904122801883pt_BR
dc.contributor.referee1Iwamoto, Vivian-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1213328383774448pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Mário Sérgio Vaz da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5418754916566685pt_BR
dc.creatorCordeiro, Victor Hugo-
dc.date.accessioned2020-06-15T12:20:37Z-
dc.date.available2020-06-15T12:20:37Z-
dc.date.issued2016-09-29-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Victor Hugo. Handebol na escola: uma análise do conhecimento de estudantes do ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3298-
dc.description.abstractThe Handball is a collective sport that according to the literature, is among the three sports most practiced in Brazil. Created by German professor Karl Schelenz, he had several changes of its form of dispute to the present day. This descriptive study with non probabilistic design aimed to analyze the level of knowledge of sports content Handball, taught in Physical Education, through a questionnaire containing 10 evaluative questions about the rules, tactical systems, updates and history. The study included 283 high school students from public schools in the cities of the Mundo Novo and Dourados in Mato Grosso do Sul. Data analysis was performed using descriptive and inferential statistics, using the t test, adopting p <0 05. The results indicated that only 44.2% know that the number of athletes who make up the team; 87.3% know how many steps features a walk; 29.3% do not know what the shooting distance of 7 meters; and 36.7% do not know that the withdrawal is not a foundation of Handball. It is considered that knowledge of the participants surveyed in this study is unsatisfactory, since these students are completing the student life cycle.en
dc.description.resumoO Handebol é uma modalidade esportiva coletiva que de acordo com a literatura, está entre os três esportes mais praticados no Brasil. Criado pelo professor alemão Karl Schelenz, teve diversas modificações de sua forma de disputa até os dias atuais. Este estudo descritivo com delineamento não probabilístico teve por objetivo, analisar o nível de conhecimento do conteúdo esportivo Handebol na disciplina de Educação Física, através de um questionário contendo 10 questões fechadas a respeito das regras, sistemas táticos, atualidades e história. Participaram do estudo 283 alunos do ensino médio de escolas públicas das cidades de Mundo Novo e Dourados no estado de Mato Grosso do Sul. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e inferencial, através do teste U de Mann Whitney, adotando um p< 0,05. Os resultados indicaram que apenas 44,2% sabem qual o número de atletas que compõem a equipe; 87,3% sabem quantos passos caracteriza uma andada; 29,3% não sabem qual a distância do tiro de 7 metros; e 36,7% não sabem que o saque não é um fundamento do Handebol. Considera-se que o conhecimento dos participantes pesquisados neste estudo é insatisfatório, uma vez que estes estudantes estão concluindo o ciclo de vida estudantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-06-15T12:20:37Z No. of bitstreams: 1 VictorHugoCordeiro.pdf: 453761 bytes, checksum: 57a1f25e3a8a81823f266582bba05755 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-15T12:20:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VictorHugoCordeiro.pdf: 453761 bytes, checksum: 57a1f25e3a8a81823f266582bba05755 (MD5) Previous issue date: 2016-09-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação física - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPhysical education - Study and teachingen
dc.subjectHandebolpt_BR
dc.subjectHandballen
dc.subjectEducação básica - Ensino médiopt_BR
dc.subjectHigh educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleHandebol na escola: uma análise do conhecimento de estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VictorHugoCordeiro.pdf443,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.