Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3304
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mapeamento do processo de manejo dos resíduos de serviços de saúde: um estudo de caso no Hospital Universitário da UFGD/EBSERH
Autor(es): Idalgo, Antonio Eduardo Boigues
Primeiro Orientador: Almeida, Vera Luci de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Rogério da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Raupp, Fabiana
Resumo: Nas últimas décadas houve um aumento da preocupação em relação aos resíduos de serviços de saúde, não só pelo aumento da quantidade gerada, mas também pelos riscos no que refere à saúde e ao meio ambiente. Com isso, as autoridades competentes como Agência Nacional de Vigilância Sanitária, criaram normas para que os resíduos sejam geridos e manejados de forma eficiente e segura. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de manejo dos resíduos de serviço de saúde, dentro do Hospital Universitário da UFGD/EBSERH, utilizando-se de ferramentas como Mapeamento de Processos e Método 5W. A partir dos resultados obtidos, elaborou-se um plano de ação, expondo as partes críticas do processo, bem como as soluções para as falhas encontradas.
Abstract: In recent decades there has been increased concern about the waste of health services, not only by increasing the amount generated, but also the risks in terms of health and the environment. Thus, the competent authorities and National Health Surveillance Agency, established standards so that waste is managed and handled efficiently and safely. This work aims to analyze the management process of health care waste within the University Hospital of UFGD / Ebserh, using tools such as Process Mapping and 5W method. From the results obtained, elaborated a plan of action, outlining the critical parts of the process as well as the solutions to the faults found.
Palavras-chave: Resíduos hospitalar
Health-care waste
Hospital universitário
University hospitals
Mapeamento de processos
Process mapping
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: IDALGO, Antonio Eduardo Boigues. Mapeamento do processo de manejo dos resíduos de serviços de saúde: um estudo de caso no Hospital Universitário da UFGD/EBSERH. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) –Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3304
Data do documento: 23-Set-2016
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntonioEduardoBoiguesIdalgo.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.