Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Rogério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6859176963189141pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Rogério da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122947944343507pt_BR
dc.contributor.referee2Camparotti, Carlos Eduardo Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7236941414013793pt_BR
dc.creatorKoumegawa, Rogério Koike-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1213344020162058pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-16T13:18:58Z-
dc.date.available2020-06-16T13:18:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationKOUMEGAWA, Rogério Koike. Escoamento de soja da cidade de Dourados/MS: entraves do multimodal rodovia-hidrovia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3322-
dc.description.abstractBrazil is a country with a great territorial extension and with potential economic enormous, if inserted into the global economy effectively. Increasingly, it has used the agribusiness as a competitive strategy for the international market, because it represents approximately 23% of the Gross Domestic Product (GPD). The importance of this work is the characterization of barriers of logistics of multimodality for export of one of the commodities more important, soybean. The country is the second largest producer and exporter of soya beans in the world, second only to the United States. A problem for which it is not at the level of largest producer and exporter in the world is the logistics practiced. For the study, was used the bibliographical research on the major problems of using the multimodal transport and even applications of interviews with companies in the industry, in the city of Dourados, Mato Grosso do Sul. Through the development of this work, as well as the data obtained, it is clear that the obstacles to the use of multimodal transport, in addition to infrastructure issues are strategic issues of companies. According to the results, the most striking factor, according to respondents, is the location in which they are. Thus, we can confirm that not only infrastructure issues and transportation costs reduced that influence the decision making of the choice of a modal, but rather strategic issues to increase competitiveness.en
dc.description.resumoO Brasil é um país com grande extensão territorial e com potencial econômico enorme, se inserido na economia global de forma eficaz. Cada vez mais, tem-se utilizado o agronegócio como estratégia competitiva para o mercado internacional, pois ele representa aproximadamente 23% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A importância deste trabalho está na caraterização dos entraves logísticos da multimodalidade para a exportação de uma das commodities mais importante, a soja. O país é o segundo maior produtor e exportador do grão de soja no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Um problema para o qual o mesmo não esteja no patamar de maior produtor e exportador do mundo é a logística praticada. Para a realização deste trabalho utilizou-se da pesquisa bibliográfica sobre os principais problemas de se utilizar o transporte multimodal, bem como foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com empresas do setor sobre o tema na cidade de Dourados-MS. Através do desenvolvimento deste trabalho, bem como os dados obtidos, percebe-se que os entraves para a utilização do transporte multimodal, além das questões de infraestrutura, são questões estratégicas das empresas. De acordo com os resultados, o fator mais impactante, segundo os entrevistados, é a localização em que se encontram. Assim, pode-se confirmar que não são apenas questões de infraestrutura e custos de transporte reduzidos que influenciam na tomada de decisão da escolha de um modal, mas sim, questões estratégicas para aumento de competitividade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-06-16T13:18:58Z No. of bitstreams: 1 RogerioKoikeKoumegawa.pdf: 1193093 bytes, checksum: 0fa01e03e7b40724fcab7492b96081f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-16T13:18:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RogerioKoikeKoumegawa.pdf: 1193093 bytes, checksum: 0fa01e03e7b40724fcab7492b96081f6 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectLogisticen
dc.subjectTransporte de grãospt_BR
dc.subjectGrain transporten
dc.subjectHidroviapt_BR
dc.subjectWaterwaysen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleEscoamento de soja da cidade de Dourados/MS: entraves do multimodal rodovia-hidroviapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RogerioKoikeKoumegawa.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.