Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3330
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Adriana Marques de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1049234433381122 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Calixto, Vivian dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3349356611596263 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Rita Machado | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1920549671332994 | pt_BR |
dc.creator | Penasso, Jean Carlos Azevedo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5672969921931274 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-17T12:57:56Z | - |
dc.date.available | 2020-06-17T12:57:56Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-03 | - |
dc.identifier.citation | PENASSO, Jean Carlos Azevedo. A Abordagem Freireana e a metodologia de Jigsaw: potencialidades e limitações para o ensino de química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3330 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa é resultado do processo de desenvolvimento de uma sequência didática ancorada na perspectiva Freireana sob a compreensão de que educação humanística trata-se de uma potência na forma de intervenção de mundo, bem como na aprendizagem cooperativa na qual a metodologia de Jigsaw está inserida. Foi desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio, de uma escola pública estadual da cidade de Dourados-MS, e teve como temática os raios, relâmpagos e trovões. A pesquisa é de caráter qualitativo e teve como metodologia de análise das informações produzidas a Análise Textual Discursiva. Diante dos estudos e análises realizadas, a articulação da perspectiva humanística com a aprendizagem cooperativa buscou contribuir para a formação de cidadãos críticos-reflexivos, e possibilitou investigar potencialidades e limitações dignas de discussões. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-06-17T12:57:56Z No. of bitstreams: 1 JeanCarlosAzevedoPenasso.pdf: 1545632 bytes, checksum: b7e6ee25934adf5bcc5928a65519f3b7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-06-17T12:57:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JeanCarlosAzevedoPenasso.pdf: 1545632 bytes, checksum: b7e6ee25934adf5bcc5928a65519f3b7 (MD5) Previous issue date: 2016-10-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequences | en |
dc.subject | Química - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Chemistry - Study and teaching | en |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | A Abordagem Freireana e a metodologia de Jigsaw: potencialidades e limitações para o ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JeanCarlosAzevedoPenasso.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.