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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Adriana Marques de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1049234433381122pt_BR
dc.contributor.referee1Calixto, Vivian dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349356611596263pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Rita Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1920549671332994pt_BR
dc.creatorPenasso, Jean Carlos Azevedo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5672969921931274pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-17T12:57:56Z-
dc.date.available2020-06-17T12:57:56Z-
dc.date.issued2016-10-03-
dc.identifier.citationPENASSO, Jean Carlos Azevedo. A Abordagem Freireana e a metodologia de Jigsaw: potencialidades e limitações para o ensino de química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3330-
dc.description.resumoA presente pesquisa é resultado do processo de desenvolvimento de uma sequência didática ancorada na perspectiva Freireana sob a compreensão de que educação humanística trata-se de uma potência na forma de intervenção de mundo, bem como na aprendizagem cooperativa na qual a metodologia de Jigsaw está inserida. Foi desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio, de uma escola pública estadual da cidade de Dourados-MS, e teve como temática os raios, relâmpagos e trovões. A pesquisa é de caráter qualitativo e teve como metodologia de análise das informações produzidas a Análise Textual Discursiva. Diante dos estudos e análises realizadas, a articulação da perspectiva humanística com a aprendizagem cooperativa buscou contribuir para a formação de cidadãos críticos-reflexivos, e possibilitou investigar potencialidades e limitações dignas de discussões.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-06-17T12:57:56Z No. of bitstreams: 1 JeanCarlosAzevedoPenasso.pdf: 1545632 bytes, checksum: b7e6ee25934adf5bcc5928a65519f3b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-17T12:57:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JeanCarlosAzevedoPenasso.pdf: 1545632 bytes, checksum: b7e6ee25934adf5bcc5928a65519f3b7 (MD5) Previous issue date: 2016-10-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectDidactic sequencesen
dc.subjectQuímica - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingen
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleA Abordagem Freireana e a metodologia de Jigsaw: potencialidades e limitações para o ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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