Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3332
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Ademir de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6682304697461367 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Rita Machado | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1920549671332994 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Correa, Willian Ayala | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6895349208958600 | pt_BR |
dc.creator | Lupinetti, Joice Menezes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0619067382301431 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-17T13:00:52Z | - |
dc.date.available | 2020-06-17T13:00:52Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-30 | - |
dc.identifier.citation | LUPINETTI, Joice Menezes. A Utilização da música como ferramenta didática no ensino de cinética química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3332 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos do segundo ano do ensino médio da cidade de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul e teve como objetivo utilizar a música como recurso didático no ensino de química e quais elementos os alunos utilizam para construir uma paródia. A pesquisa tem o caráter qualitativo, pois ela visa analisar as paródias sem quantificar dados. A atividade foi desenvolvida com a participação de 40 alunos do segundo ano do ensino médio do período matutino em uma escola da rede estadual de ensino. A análise dos resultados da pesquisa se deu pela observação e análise das paródias idealizadas pelos alunos, e para análise dos dados foi utilizado o método de Análise Textual Discursiva (ATD). Por meio das paródias os alunos foram sensibilizados em relação aos conceitos envolvidos no conteúdo de cinética química, demonstrando que a música apresenta grande potencial ao ser utilizada como recurso didático para o ensino de conceitos químicos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-06-17T13:00:52Z No. of bitstreams: 1 JoiceMenezesLupinetti.pdf: 1235532 bytes, checksum: 15d86f9a17ec5029b821d5fdb92ed782 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-06-17T13:00:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoiceMenezesLupinetti.pdf: 1235532 bytes, checksum: 15d86f9a17ec5029b821d5fdb92ed782 (MD5) Previous issue date: 2016-06-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Química - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Chemistry - Study and teaching | en |
dc.subject | Cinética química | pt_BR |
dc.subject | Chemical kinetics | en |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Music | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | A Utilização da música como ferramenta didática no ensino de cinética química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoiceMenezesLupinetti.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.