Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Ademir de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6682304697461367pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rita Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1920549671332994pt_BR
dc.contributor.referee2Correa, Willian Ayala-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6895349208958600pt_BR
dc.creatorLupinetti, Joice Menezes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619067382301431pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-17T13:00:52Z-
dc.date.available2020-06-17T13:00:52Z-
dc.date.issued2016-06-30-
dc.identifier.citationLUPINETTI, Joice Menezes. A Utilização da música como ferramenta didática no ensino de cinética química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3332-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos do segundo ano do ensino médio da cidade de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul e teve como objetivo utilizar a música como recurso didático no ensino de química e quais elementos os alunos utilizam para construir uma paródia. A pesquisa tem o caráter qualitativo, pois ela visa analisar as paródias sem quantificar dados. A atividade foi desenvolvida com a participação de 40 alunos do segundo ano do ensino médio do período matutino em uma escola da rede estadual de ensino. A análise dos resultados da pesquisa se deu pela observação e análise das paródias idealizadas pelos alunos, e para análise dos dados foi utilizado o método de Análise Textual Discursiva (ATD). Por meio das paródias os alunos foram sensibilizados em relação aos conceitos envolvidos no conteúdo de cinética química, demonstrando que a música apresenta grande potencial ao ser utilizada como recurso didático para o ensino de conceitos químicos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-06-17T13:00:52Z No. of bitstreams: 1 JoiceMenezesLupinetti.pdf: 1235532 bytes, checksum: 15d86f9a17ec5029b821d5fdb92ed782 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-17T13:00:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoiceMenezesLupinetti.pdf: 1235532 bytes, checksum: 15d86f9a17ec5029b821d5fdb92ed782 (MD5) Previous issue date: 2016-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingen
dc.subjectCinética químicapt_BR
dc.subjectChemical kineticsen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMusicen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleA Utilização da música como ferramenta didática no ensino de cinética químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoiceMenezesLupinetti.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.