Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3341
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ceccon, Simone-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5588788061442769pt_BR
dc.contributor.referee1Comar, Mario Vito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8131971109838311 0000-0002-9259-8729pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Diego Marques da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4147363074561074pt_BR
dc.creatorLemes, Simone Gisele Crescencio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944446355566431pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-17T13:50:37Z-
dc.date.available2020-06-17T13:50:37Z-
dc.date.issued2016-06-23-
dc.identifier.citationLEMES, Simone Gisele Crescencio. Programa de educação ambiental no Centro Social Marista: um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Gestão Ambiental) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3341-
dc.description.abstractThe Social Center Marista from Dourados – MS (CSM) has in its dependencies a preservation area that has become the refuge of lots of animals and recreational place used to develop educational activities with kids and teenagers attended by the institution. For a long time, this area has been opened for the visitation of external communities. However, the bad cares of the communities with the animals and the place itself have led to its closure. Even knowing that the closure of the area for visitation was a necessary action for its preservation, aware of the potential of the area for educational programs, in 2013, the team of educators of CSM made a work group with the purpose of determining the guiding assumptions of a Environmental Education (EA) program. For that, planning activities that would reconcile the internal public service with the visitor’s needs and the conservation of the natural area would be necessary. This phenomenological study is about the CSM. The study, through in loco observation and literature review, aimed to know the CSM, the problems related to the closure of the recreational area to the general public of the institution, and the proposal of the institutional environmental education program. As a contribution, the FOFA matrix technique was used, which made it possible to highlight the strengths, weaknesses, opportunities and internal and external threats of the institution, and from the raised data, suggest actions to the proposed environmental education program.en
dc.description.resumoO Centro Social Marista de Dourados – MS (CSM) possui em suas dependências uma área de preservação que tornou-se refúgio de muitos animais e uma área de lazer usada para desenvolver atividades educacionais com crianças e jovens atendidos pela instituição. Durante muito tempo, esta área esteve aberta à visitação da população do entorno. No entanto, os maus cuidados das pessoas com o local e com os animais levaram ao fechamento. Mesmos sabendo que o fechamento do local para visitação era uma ação necessária para a sua preservação, e cientes do potencial da área para programas educacionais, em 2013, a equipe de educadores do CSM formaram um grupo de trabalho com o propósito de delinear as premissas orientadoras de um programa de Educação Ambiental (EA). Para tanto, foi necessário um planejamento das atividades que conciliasse o atendimento do público interno com as necessidades dos visitantes e a conservação da área natural. O presente é um estudo fenomenológico sobre o CSM. O estudo objetivou através de observação in loco e revisão bibliográfica conhecer o CSM, a problemática relacionada ao fechamento da área de lazer ao público externo da instituição e a proposta do programa de EA institucional. Como forma de contribuição aplicou-se a técnica da matriz FOFA, que possibilitou destacar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças internas e externas da instituição. E a partir destes dados levantados, sugerir ações ao programa de EA proposto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-06-17T13:50:37Z No. of bitstreams: 1 SimoneGiseleCrescencioLemes.pdf: 2128604 bytes, checksum: fb31ba5839e34a62935f8c5fa8dc086f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-17T13:50:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SimoneGiseleCrescencioLemes.pdf: 2128604 bytes, checksum: fb31ba5839e34a62935f8c5fa8dc086f (MD5) Previous issue date: 2016-06-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Biológicas e Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titlePrograma de educação ambiental no Centro Social Marista: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SimoneGiseleCrescencioLemes.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.