Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3365
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Novaes, Amilton Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0994801724255246pt_BR
dc.contributor.referee1Dutra, Fábio Mascarenhas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889pt_BR
dc.contributor.referee2Viana, José Jair Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272pt_BR
dc.creatorSouza, Walney Higor Reginaldo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5807395313399966pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-22T12:53:59Z-
dc.date.available2020-06-22T12:53:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, Walney Higor Reginaldo. Gestão democrática e a participação representativa dos discentes no conselho universitário de uma universidade pública de Mato Grosso do Sul. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3365-
dc.description.abstractThe aim of this study was to describe and analyze the participation of students in management and decision making in the University Council (COUNI), academic / administrative decision- making body, the Public University in question, from document analysis that shows and describes such activity, and also demonstrate the spaces provided in the rules and laws are actually being occupied and utilized by students within the institution. The methodological procedures followed in this study were anchored in the draft document research based on the analysis of documents considered important for the study of the basement (like meeting minutes, for example). The work is presented in three chapters in order to weave contributions to the guiding question object of this research, which is to describe and analyze whether there is in fact the effective participation of students in the academic / administrative management as preach normative documents based on the principles of democratic management, contained in the Federal Constitution, Law of Directives and Bases of National Education (LDB), Regiments and other rules of the institution studied. Thus, it has as a result of research that the participation of the student community in the academic / administrative management of the university in the period studied was less than ideal, since only about a third of the seats allocated to student representatives were busy in meetings the Board.en
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi descrever e analisar a participação dos discentes na gestão e nas tomadas de decisões no Conselho Universitário (COUNI), instância decisória acadêmico/administrativa, da Universidade Pública em questão, a partir de análise documental que comprova e descreve tal atividade, e também demonstrar, se os espaços assegurados nas normas e leis estão de fato sendo ocupados e aproveitados pelos discentes no interior da Instituição. Os procedimentos metodológicos seguidos nesse estudo foram ancorados na proposta de pesquisa documental a partir da análise de documentos considerados importantes para o embasamento do estudo (como atas de reuniões, por exemplo). O trabalho apresenta-se em três capítulos com vistas a tecer contribuições para a questão norteadora objeto dessa pesquisa, qual seja descrever e analisar se existe de fato a participação efetiva dos discentes, na gestão acadêmico/administrativa conforme apregoam os documentos normativos fundamentados nos princípios de gestão democrática, constantes na Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Regimentos e demais normas da instituição estudada. Deste modo, tem-se como resultado da pesquisa que a participação da comunidade discente na gestão acadêmico/administrativa da universidade no período estudado, ficou abaixo do ideal, uma vez que apenas cerca de um terço dos lugares destinados aos representantes discentes foram ocupados nas reuniões do colegiado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-06-22T12:53:59Z No. of bitstreams: 1 WalneyHigorReginaldoSouza.pdf: 747030 bytes, checksum: ae810a182dabb2222f691c8df9074cb4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-22T12:53:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WalneyHigorReginaldoSouza.pdf: 747030 bytes, checksum: ae810a182dabb2222f691c8df9074cb4 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectAdministrationen
dc.subjectDemocracia - valorespt_BR
dc.subjectDemocratic Valuesen
dc.subjectDemocracia participativapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleGestão democrática e a participação representativa dos discentes no conselho universitário de uma universidade pública de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WalneyHigorReginaldoSouza.pdf729,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.