Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3414
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Viabilidade técnica e econômica de um projeto de produção de mandioca em aldeia indígena
Autor(es): Machado, Gilmar
Primeiro Orientador: Souza, Cristiano Márcio Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Reginato, Priscila
metadata.dc.contributor.referee2: Arcoverde, Sálvio Napoleão Soares
Resumo: Nas aldeias indígenas, o método de produção de mandioca é o mesmo de fora da aldeia, geralmente a mão de obra é familiar é usado desde plantio até a colheita, para atender suas necessidades e o excedente do que é produzido é comercializado de forma in natura e suas variações. Adotar máquinas para a produção agrícola, acompanhados de métodos adequados de manejo do solo, aumentaria a capacidade de trabalho mantendo a qualidade. O objetivo do trabalho foi de avaliar a viabilidade técnica e econômica de um projeto de produção de mandioca em aldeia indígena, localizada em Amambaí, estado do Mato Grosso do Sul. O trabalho foi realizado no Laboratório de Projeto de Máquinas da Faculdade de Ciências Agrárias da UFGD, localizado no munícipio de Dourados, MS. Os dados usados no desenvolvimento do projeto e no dimensionamento do sistema de produção de mandioca foram obtidos na região envolvendo o munícipio de Amambaí, MS. Com isso, foi adotado um sistema de produção de mandioca para posterior dimensionamento dos equipamentos utilizando-se técnicas de planejamento e otimização de sistemas agrícolas. Foi feito o dimensionamento da frota de mecanização e dos insumos necessários para trabalhar uma área de 100 ha, visando selecionar os equipamentos e as máquinas agrícolas para execução do programa de produção. Para análise econômica, confeccionou-se uma planilha para dimensionar e simular o planejamento e o fluxo de caixa do projeto, atuando sobre a receita anual, os juros e amortização, os custos anuais, os valores residuais e o fluxo da caixa propriamente dito. O projeto de produção mecanizada da mandioca proposto mostrou-se viável tecnicamente por cumprir o cronograma de atividades necessárias para a boa produção, enquanto simultaneamente buscou-se minimizar a potência exigida nas operações com as máquinas agrícolas. O projeto de investimento para produção de mandioca em aldeia indígena proposto terá condições de ser aceito, por apresentar viabilidade econômica baseado nos resultados positivos obtidos do fluxo de caixa e da taxa interna de retorno do capital investido.
Abstract: Umi ava ardeia pegua, anõty madi’o ocare heguaxa, família cuera o diejusa paga’su ñeñoti ha o colhe pe’ve, je’u hava ha remburecu’e o vende purai’te ha cu’i cue. Conteve pora’vo umí máquina o ñeñoti hava, ha oñangareco porã’ra pe yvu’re, pexa’ro o colhe porã hava. Co travajo oxuka iporã ñenõti hagua ardeia pegua’ra, Amambai’pegua, oputava’ va Mato Grosso do Sul’pe. Co travajo jejapo laboratório projeto faculdade ciências kocu’e regua UFGD pegua, oputa’va Zorau’pe, MS. Co’a informacion ojeporu’kwe oipe’a amambai’gui jepopoha’va co travajo ha carcula hava umi oñoti hagua madi’o. O umiaru’pi ñeñoti ha carcula hava umi maquina jeporu hava ha oipuru técnica jiapo porã hagua ha oputá porã hava. Carcula pete’i maquina frota ha oipuru hava pe ñeñoti hava 100 ha, pe’ara xa conteve poravo equipamento upeixa pe’guara. Ohexa hava, ojapo pete’i planilha funciona zie año’pe, prata regua, phaga hava cuenta ha juro, gasto kocu’re caza año ha maquina valor caza año rehe’gua. Pe’projeto ñeñoti hagua o xuka’la funciona porã hava ha poravo trator ijaite jeporu hagua. Pe’ projeto o topa porã’ta, mba’e co prata ome’e porã’ta ha taxa de retorna ome’e zero ari.
Palavras-chave: Viabilidade econômica
Economic viability
Mecanização agrícola
Agricultural mechanization
Planejamento agrícola
Agricultural planning
Manihot esculenta
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: MACHADO, Gilmar. Viabilidade técnica e econômica de um projeto de produção de mandioca em aldeia indígena. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3414
Data do documento: 13-Mai-2016
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GilmarMachado.pdf447,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.