Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3415
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do nível de ruído emitido por dois tratores agrícolas
Autor(es): Martinelli Junior, Gilmar
Silva, Ricardo Rodrigues da
Primeiro Orientador: Souza, Cristiano Márcio Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Schaffer, Gerson
metadata.dc.contributor.referee2: Orlando, Roberto Carlos
Resumo: No mercado brasileiro houve aumento da frota de tratores agrícolas em 465,9% em 45 anos. A cada ano que passa tem-se um aumento da oferta de novas marcas e novos modelos, conhecidos por emitirem grande quantidade de ruído quando estão em operação agrícola. O ruído pode causar sérios danos e distúrbios em pessoas que trabalham diretamente com essas máquinas. Assim, o trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o nível de ruído emitido por dois tratores agrícolas de pneus, submetidos a diferentes rotações do motor e raios de afastamento da origem da fonte emissora. Foram feitos ensaios, com a coleta de dados de dois tratores agrícolas, modelos TL85E e MF265, com variação da rotação do motor (1500, 1700, 1900, 2100 e 2300 rpm), do raio de afastamento (0, 5, 10, 15, 20 e 25 m) e dos lados do trator (frontal, traseiro, direito e esquerdo). O nível de ruído emitido pelo trator TL85E aumentou linearmente com o aumento da rotação do motor, enquanto seus valores diminuíram quadraticamente com o aumento do raio de afastamento da fonte de emissão, independentemente do lado em que os dados foram obtidos. Os níveis de ruído obtidos nos lados traseiro, esquerdo e direito do trator TL85E cabinado apresentaram comportamento semelhante, enquanto a curva dos níveis de ruído para o lado frontal apresentou maiores valores que os outros lados, a partir de 7 m de distância da fonte emissora. Os resultados apontaram que para a rotação usual de trabalho do trator exige o uso de equipamentos de proteção individual. Os níveis de ruído emitidos pelo trator MF265 foram inferiores aos limites estabelecidos pela legislação brasileira, para uma exposição de 8 h diárias, independentemente da rotação do motor que foi usada, inclusive na fonte de emissão. À medida que se aumenta a rotação do motor do trator MF265 sem cabine aumenta linearmente o nível de ruído, mas diminui seus valores de forma da raiz quadrada do raio de afastamento do trator.
Palavras-chave: Mecanização agrícola
Agricultural mechanization
Maquinário
Machinery
Ruído
Noise
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: MARTINELLI JUNIOR, Gilmar; SILVA, Ricardo Rodrigues da. Avaliação do nível de ruído emitido por dois tratores agrícolas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3415
Data do documento: 15-Abr-2016
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GilmarMartinelliJunior - RicardoRodriguesdaSilva.pdf551,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.