Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3417
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Resposta à irrigação de duas variedades de soja cultivadas em Dourados - MS
Autor(es): Souza, João Marcos Turina de
Primeiro Orientador: Almeida, Alexsandro Cláudio dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Biscaro, Guilherme Augusto
metadata.dc.contributor.referee2: Geisenhoff, Luciano Oliveira
Resumo: O trabalho teve como objetivo avaliar a resposta a irrigação em duas variedades de soja cultivadas em Dourados - MS, na safra 2014/15. A pesquisa foi realizada na área experimental de Irrigação da UFGD. O Experimento foi conduzido em delineamento estatístico em blocos casualizados, em esquema fatorial 2x2 com 4 repetições, totalizando 16 parcelas. Sendo as variedades (BMX Potência RR e BRS 359 RR) o fator 1 e a condição de cultivo (irrigado e sequeiro) o fator 2. O manejo da irrigação foi realizado com base no balanço hídrico climatológico. Os parâmetros avaliados foram altura da planta, número de vagens por planta, altura de inserção da primeira vagem, diâmetro do caule, produtividade da cultura e eficiência de uso da água. Entretanto ocorreram severas estiagens acarretando um déficit hídrico de 225 mm. Foram observadas diferenças estatísticas significativas nos parâmetros avaliados. As variedades obtiveram maiores alturas das plantas, número de vagens e produtividade de grãos no cultivo irrigado. No cultivo irrigado, a variedade Potência obteve uma produtividade de grãos de 3150,3 kg ha-1 , obtendo-se 600 kg ha-1 a mais de rendimento de grãos que no cultivo de sequeiro. Enquanto, a variedade BRS 359 no cultivo irrigado obteve uma produtividade de 3019,5 kg ha-1 , com diferença de quase 500 kg ha-1 em relação ao sequeiro. Entretanto, as produtividades não diferiram entre as variedades para a mesma condição de cultivo. A eficiência de uso da água não diferiu entre as variedades e condição de cultivo. As duas variedades apresentaram incremento significativo da produtividade em condição de cultivo irrigado, sendo a variedade Potência a mais produtiva.
Palavras-chave: Método de irrigação
Irrigation methods
Soja - produção
Soybean industry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: SOUZA, João Marcos Turina de. Resposta à irrigação de duas variedades de soja cultivadas em Dourados - MS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3417
Data do documento: 14-Abr-2016
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoMarcosTurinadeSouza.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.