Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3422
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Eficiência no uso da água na couve-flor em sistemas de plantio direto com métodos de irrigação por gotejamento superficial e sub-superficial
Autor(es): Souza, Maria Augusta Silva de
Primeiro Orientador: Geisenhoff, Luciano Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Elton Aparecido Siqueira
metadata.dc.contributor.referee2: Meurer, Dhony Everthon
Resumo: A couve-flor (brassicaaleracea) é uma das hortaliças mais consumidas em todo o Brasil, considerada uma cultura bastante rentável. O método de irrigação localizado em conjunto com a cobertura do solo tem como principal objetivo diminuir o consumo de aplicação de água durante o ciclo da cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar o rendimento do couve-flor no sistema de plantio direto em sucessão a diferentes palhadas e sistema de irrigação por gotejamento. O experimento foi realizado na área experimental da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados, com quatro repetições e oito tratamentos em esquema fatorial 4x2. Os tratamentos foram quatro coberturas de solo (convencional, braquiária, Crotalária e consorcio de crotalária com braquiária), por dois sistemas de irrigação (gotejamento superficial e subsuperficial). As seguintes características foram avaliadas: massa fresca comercial de inflorescência (MFCI), massa fresca comercial do florete (MFCF), diâmetro da inflorescência (DI), produtividade comercial de inflorescência (PCI), produtividade comercial do florete (PCF). Os dados foram submetidos ao teste F e as médias comparadas pelo teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. Concluiu-se que o plantio direto teve resultados satisfatórios quando a crotalária e o consórcio, com maiores médias em todas as características avaliadas, exceto no diâmetro da inflorescência.
Palavras-chave: Brassica oleracea
Planta de cobertura
Cover plants
Irrigação localizada
Localized irrigation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: SOUZA, Maria Augusta Silva de. Eficiência no uso da água na couve-flor em sistemas de plantio direto com métodos de irrigação por gotejamento superficial e sub-superficial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3422
Data do documento: 1-Out-2016
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaAugustaSilvadeSouza - parcial.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.