Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3449
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Determinação eletroanalítica do antioxidante BHA em biodiesel após extração líquido-liquido, usando o eletrólito suporte como fase extratora
Autor(es): Correia, Rosilene Marques
Primeiro Orientador: Trindade, Magno Aparecido Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Arruda, Eduardo José de
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Cláudio Teodoro de
Resumo: O uso de biocombustíveis tem sido considerado uma boa estratégia em substituição parcial ou total de combustíveis derivados do petróleo. Embora apresente inúmeras vantagens, uma desvantagem do biodiesel é a baixa estabilidade oxidativa em contato com o ar atmosférico. Como alternativa para suprimir esta deficiência, adiciona-se agentes antioxidantes como o butil-hidroxi-anisol (BHA). Neste trabalho, utilizou-se as técnicas eletroquímicas de voltametria cíclica e de onda quadrada (VOQ) para estudar as condições instrumentais e experimentais, em meio de tampão fosfato e de Britton-Robinson, com objetivo de determinar este antioxidante em amostra de biodiesel. Resultados satisfatórios foram obtidos em meio de tampão Britton-Robinson que proporcionaram maior intensidade de corrente de pico. Verificou-se ainda que a extração líquido-líquido com volume reduzido não foi eficiente para extrair o BHA da amostra analisada. Todavia, observou-se que os interferentes foram significativamente removidos, pois não houve comprometimento dos pico de oxidação do BHA em Ep = 0,44 V vs. Ag/AgCl, obtidos para as adições do padrão sobre a amostra.
Palavras-chave: Biodiesel
Biodiesel fuels
Antioxidantes
Antioxidants
Análise eletroquímica
Electrochemical analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: CORREIA, Rosilene Marques. Determinação eletroanalítica do antioxidante BHA em biodiesel após extração líquido-liquido, usando o eletrólito suporte como fase extratora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3449
Data do documento: 12-Nov-2015
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosileneMarquesCorreia.pdf673,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.