Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Mário Sérgio Vaz da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5418754916566685pt_BR
dc.creatorGuimarães, Amanda Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4047840527159664pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-01T12:56:20Z-
dc.date.available2020-07-01T12:56:20Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Amanda Gomes. Estágio de mudança de comportamento e percepção de barreiras à pratica de atividade física em alunos do ensino médio em três escolas estaduais da cidade de Dourados - MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3456-
dc.description.abstractIntroduction: The physically active lifestyle can be determined by demographic characteristics, knowledge, attitudes and beliefs about physical exercise, as well as environmental factors. Objective: identify the main barriers to physical activity, stages of behavior change and the frequency of physical activity in secondary school students of three State Schools in Dourados - MS. Methodology: The sample consisted of 317 students, composed of 188 girls and 129 boys, aged between 14 and 26 years old. The instruments used to assess the stage of behavior change, barriers perceived in the practice of physical activity and socioeconomic status were the Questionnaire of barriers perceived and stage of behavior change, the Questionnaire of the Brazilian Association of Research Companies (ABEP) respectively. The students also answered a question about how often do they practice physical activity in a week. During the research, there was data collection based on age, sex, weight and height and calculation of the body mass index (BMI). Results: A large share of the students was classified as B2 and C1 classes (36.12%). The BMI analysis revealed that 88% of the students are in their normal weight, 10% are overweight and 2% are obese. Regarding the stages of behavior change, most students were considered physically active (maintenance and action, 51.10%). However, 48.90% did not have an active lifestyle, being at the stages of preparation, pre-contemplation or contemplation. The main perceived barriers were lack of energy (45.11%) and lack of company (39.12%). Conclusion: Most students showed physically active behavior for more than six months (maintenance stage). The main barriers are related to personal and social factors.en
dc.description.resumoIntrodução: O estilo de vida, fisicamente ativo, pode ser determinado por características demográficas, conhecimento, atitudes e crenças sobre exercícios físicos, assim como fatores ambientais. Objetivo: verificar as principais barreiras para a prática de atividade física, os estágios de mudanças de comportamento e a frequência de atividade física em alunos do ensino médio de três escolas estaduais da cidade de Dourados - MS. Metodologia: Fizeram parte da amostra 317 alunos, composto por 188 meninas e 129 meninos, com idade entre 14 e 26 anos. Os instrumentos utilizados para avaliar o estágio de mudança de comportamento, as barreiras encontradas para a prática de atividade física e a classificação socioeconômica foram o Questionário de percepção de barreiras e estágio de mudança de comportamento, Questionário da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (ABEP) respectivamente. Os alunos também responderam a uma pergunta sobre qual a frequência de atividade física na semana. Durante a pesquisa foram coletados dados que se baseavam em idade, sexo, peso e altura e calculou-se o Índice de Massa Corporal (IMC). Resultados: Grande parte dos alunos pertencia às classes B2 e C1 (36,12%). Na análise do IMC foi encontrado 88% para eutrófico, 10% para sobrepeso e de 2% para obeso. Em relação aos estágios de mudança de comportamentos a maioria dos alunos se encontravam nos estágios considerados fisicamente ativos (manutenção e ação, 51,10%). No entanto, 48,90% não apresentaram um estilo de vida ativo, estando nos estágios de preparação, contemplação e pré-contemplação. As principais barreiras percebidas foram faltas de energia (45,11%) e de companhia (39,12%). Conclusão: A maioria dos alunos apresentou comportamento fisicamente ativo há mais de seis meses (estágio de manutenção). As principais barreiras foram relacionadas a fatores pessoais e sociais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-01T12:56:20Z No. of bitstreams: 1 AmandaGomesGuimaraes.pdf: 486975 bytes, checksum: d128f17b8d63a88ab5aced5783e9fcaa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-01T12:56:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AmandaGomesGuimaraes.pdf: 486975 bytes, checksum: d128f17b8d63a88ab5aced5783e9fcaa (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectStudentsen
dc.subjectEstilo de vidapt_BR
dc.subjectLife styleen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleEstágio de mudança de comportamento e percepção de barreiras à pratica de atividade física em alunos do ensino médio em três escolas estaduais da cidade de Dourados - MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmandaGomesGuimaraes.pdf475,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.