Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3460
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral nas aulas de educação física: um estudo de caso
Autor(es): Silva, Bruna Carla da
Primeiro Orientador: Souza, Ilma Regina Castro Saramago de
metadata.dc.contributor.referee1: Lollo, Pablo Christiano Barboza
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Morgana de Fátima Agostini
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral nas aulas de Educação Física em uma escola estadual na cidade de Dourados, MS. A metodologia utilizada nesse estudo caracteriza-se com uma pesquisa qualitativa, através do estudo de caso, cuja coleta de dados foi realizada pelos instrumentos da observação e da entrevista. Concluiu-se ao finalizar o estudo que a inclusão escolar ainda é um grande desafio para a aluna com paralisia cerebral nas aulas de Educação Física, pois a falta de estrutura da escola, quanto a sua quadra esportiva, quanto aos materiais específicos para serem utilizados nas aulas é evidente. Espera-se que os resultados da pesquisa possam fomentar novos questionamentos e novas discussões sobre a inclusão de alunos deficientes, em especial alunos com paralisia cerebral nas aulas de Educação Física.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo analizar la inclusion escolar de una alumna con parálisis cerebral en Educación Física en una escuela pública en la ciudad de Dourados, MS. La metodologia utilizada en este estudio, caracterizada com una pesquisa cualitativa atravez de un estudio del caso cuya colecta de dados fue realizada por el instrumentos de observacion y de la entrevista. Concluye al finalizar el estudio, que es un gran desafio para la alumna con parálisis cerebral las clases de Educacion Fisica por la falta de estructura de la escuela ya que su pista deportiva, en cuanto a los materiales específicos para ser utilizados en las clases no hace falta decir nada. Se espera que los resultados del estudio puedan alzar nuevos cuestionamentos y nuevas discusiones sobre la inclusion del alumno com deficiência, en especial a los alumnos com parálisis cerebral en las clases de Educacion Fisica.
Palavras-chave: Educação especial
Special education
Educação inclusiva
Inclusive education
Educação física
Physical education
Paralisia cerebral
Cerebral palsy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: SILVA, Bruna Carla da. A Inclusão escolar de uma aluna com paralisia cerebral nas aulas de educação física: um estudo de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3460
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunaCarladaSilva.pdf268,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.