Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3463
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Concepções de estudantes do ensino médio sobre sedentarismo: nível de atividade física e comportamentos sedentarios
metadata.dc.creator: Santos, Josuel Belo dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Serra, Hiraldo
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar o nível de conhecimento de escolares sobre o tema sedentarismo, investigar o nível de prática de atividade física e o tempo médio que ficam expostos à comportamentos sedentários. A população alvo foi composta por 120 escolares do 1o ao 3o ano do Ensino Médio, de ambos os sexos de uma escola pública de Dourados/MS. A pesquisa teve cunho qualitativo, os dados foram coletados por meio de questionário adaptado do IPAQ e a análise dos dados foi realizada com o software Epi InfoTM 7.1.4. Foram considerados insuficientemente ativos, os jovens que não acumulavam pelo menos 300 minutos/semana de atividades físicas moderadas ou vigorosas. Se considerou excessivo o uso de TV, jogos e redes sociais com tempo superior à 2 horas. Os resultados mostraram que 50,83% dos pesquisados não tem conhecimento sobre o tema sedentarismo; 75,83% dos alunos são insuficientemente ativos e que 52,20% afirmaram fazer uso de redes sociais por mais de 3 horas diárias.
Abstract: The aim of this study was to analyze the school of knowledge regarding the sedentary lifestyle theme, investigate the level of physical activity and the average time that are exposed to sedentary behaviors. The target population consisted of 120 students from 1st to 3rd year of high school, of both sexes of a public school in Dourados /MS. The research was qualitative approach, data were collected through questionnaire adapted from the IPAQ and the data analysis was performed with Epi Info TM 7.1.4 software. Were considered insufficiently active, young people who did not accumulate at least 300 minutes / week of moderate to vigorous physical activity. Was considered excessive use of television, games and social networks with time exceeding the 2 horas. The results showed that 50.83% of respondents have no knowledge about the inactivity issue; 75.83% of the students are insufficiently active and 52.20% said they use social networks for more than 3 hours per day.
Keywords: Educação física
Physical education
Comportamento sedentário
Sedentary behavior
Educação básica - Ensino médio
High education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citation: SANTOS, Josuel Belo dos. Concepções de estudantes do ensino médio sobre sedentarismo: nível de atividade física e comportamentos sedentarios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3463
Issue Date: Nov-2014
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JosuelBelodosSantos - restrito.pdf4,8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.