Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3463
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Concepções de estudantes do ensino médio sobre sedentarismo: nível de atividade física e comportamentos sedentarios
Autor(es): Santos, Josuel Belo dos
Primeiro Orientador: Serra, Hiraldo
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar o nível de conhecimento de escolares sobre o tema sedentarismo, investigar o nível de prática de atividade física e o tempo médio que ficam expostos à comportamentos sedentários. A população alvo foi composta por 120 escolares do 1o ao 3o ano do Ensino Médio, de ambos os sexos de uma escola pública de Dourados/MS. A pesquisa teve cunho qualitativo, os dados foram coletados por meio de questionário adaptado do IPAQ e a análise dos dados foi realizada com o software Epi InfoTM 7.1.4. Foram considerados insuficientemente ativos, os jovens que não acumulavam pelo menos 300 minutos/semana de atividades físicas moderadas ou vigorosas. Se considerou excessivo o uso de TV, jogos e redes sociais com tempo superior à 2 horas. Os resultados mostraram que 50,83% dos pesquisados não tem conhecimento sobre o tema sedentarismo; 75,83% dos alunos são insuficientemente ativos e que 52,20% afirmaram fazer uso de redes sociais por mais de 3 horas diárias.
Abstract: The aim of this study was to analyze the school of knowledge regarding the sedentary lifestyle theme, investigate the level of physical activity and the average time that are exposed to sedentary behaviors. The target population consisted of 120 students from 1st to 3rd year of high school, of both sexes of a public school in Dourados /MS. The research was qualitative approach, data were collected through questionnaire adapted from the IPAQ and the data analysis was performed with Epi Info TM 7.1.4 software. Were considered insufficiently active, young people who did not accumulate at least 300 minutes / week of moderate to vigorous physical activity. Was considered excessive use of television, games and social networks with time exceeding the 2 horas. The results showed that 50.83% of respondents have no knowledge about the inactivity issue; 75.83% of the students are insufficiently active and 52.20% said they use social networks for more than 3 hours per day.
Palavras-chave: Educação física
Physical education
Comportamento sedentário
Sedentary behavior
Educação básica - Ensino médio
High education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: SANTOS, Josuel Belo dos. Concepções de estudantes do ensino médio sobre sedentarismo: nível de atividade física e comportamentos sedentarios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3463
Data do documento: Nov-2014
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosuelBelodosSantos - restrito.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.