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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos, brincadeiras e brinquedos, dentro e fora da escola municipal indígena ñandejara pólo, da Aldeia Te’Yikue, município de Caarapó
Autor(es): Weirich, Liliane Ines
Primeiro Orientador: Vinha, Marina
metadata.dc.contributor.referee1: Lollo, Pablo Christiano Barboza
metadata.dc.contributor.referee2: Parizotto, Zelia Aparecida Milani
Resumo: O objetivo do estudo foi o de identificar a lógica dos jogos e as brincadeiras praticados pelas crianças da aldeia Te’yikue, dentro e fora da Escola Municipal Indígena Ñandejara Polo. O referencial teórico está composto pelos seguintes autores: Gilles Brougére, Pierre Parlebas, Freire e Scáglia. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa de caráter descritivo, de cunho qualitativo. A metodologia foi pautada nos seguintes procedimentos: (a) organização do referencial teórico; (b) observações in loco; e (c) registros imagéticos. Os jogos, as brincadeiras e os brinquedos formam o brincar. São possibilidades de resgate de uma cultura às vezes adormecida, têm linguagem universal e refletem no mais íntimo do ser humano, de forma lúdica. Resgatam valores e são instrumentos de aprendizagem, desenvolvimento e ludicidade. O brincar é uma das mais puras formas de conhecimento humano e de interação social vividas pelas crianças.
Abstract: El objetivo del estudio fue identificar la lógica de los juegos fue practicado por los niños de la aldea Te'yikue, dentro y fuera del Ñandejara Polo Indígena Escuela Municipal. El marco teórico se compone de los siguientes autores: Gilles Brougère, Pierre Parlebas, Freire y Scaglia. El estudio se caracteriza por ser una investigación descriptiva, de carácter cualitativo. La metodología se basa en lo siguiente: (a) la organización del marco teórico; (B) en el lugar de las observaciones; y (c) los registros pictóricos. Los juegos, los juegos y los juguetes hacen la obra. Son posibilidades de rescate de una cultura a veces dormido, tener un lenguaje universal y reflejar lo más íntimo del ser humano, de una manera lúdica. Rescate y los valores son instrumentos de aprendizaje, el desarrollo y la alegría. La obra es una de las formas más puras del conocimiento humano y la interacción social que viven los niños.
Palavras-chave: Povos indígenas - educação
Indigenous peoples - Education
Educação física - ensino e aprendizagem
Physical education - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: WEIRICH, Liliane Ines. Jogos, brincadeiras e brinquedos, dentro e fora da escola municipal indígena ñandejara pólo, da Aldeia Te’Yikue, município de Caarapó. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3464
Data do documento: 2014
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