Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3491
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Relação do endomarketing com o comprometimento organizacional: estudo em uma empresa de serviços estéticos
Autor(es): Lee, David
Primeiro Orientador: Casarotto, Eduardo Luis
metadata.dc.contributor.referee1: Binotto, Erlaine
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Paulo Sérgio
Resumo: O presente trabalho visa apresentar o tema endomarketing e a sua contribuição no comprometimento organizacional, busca-se evidenciar a importância de se motivar, estimular, interagir, qualificar e consequentemente comprometer os clientes internos, ou seja, os funcionários, para que os mesmos possam prestar serviços que atenda os clientes externos. Para isso, foi realizado um estudo de caso dentro da empresa X, situado na região. O estudo de caso apresentado busca contextualizar de forma prática a aplicação das ações do endomarketing com a consequência do comprometimento. Para tanto foi aplicado questionários em dez funcionários para subsidiar com informações para as propostas apresentadas. De forma geral, a pesquisa procurou saber se a aplicação do endomarketing permite que funcionários dentro da empresa se disponham de um comprometimento com a mesma, e como resultado foi possível construir um perfil da empresa, e como os funcionários se admitem dentro da empresa. A análise possibilitou uma nova visão de como o uso apropriado das ferramentas dentro do universo de gestão de pessoas, pode alavancar os resultados da empresa.
Abstract: This paper presents the theme internal marketing and its contribution to the organizational commitment, we seek to highlight the importance of motivating, stimulating, interact, qualify and therefore compromise the internal customers, or employees, so that they can provide services that meets the external customers. For this, we conducted a case study within the company X, located in the region. The case study presented search context of practical application of the internal marketing actions with the result of the commitment. It was applied questionnaires in ten employees with information to support for the proposals submitted. Overall, the survey sought to determine whether the application of internal marketing allows employees within the company incorporating a commitment to it, and as a result it was possible to build a company profile, and how employees are allowed within the company. The analysis provided a new view of how the proper use of the tools within the people management universe, can leverage the company's results.
Palavras-chave: Endomarketing
Qualidade de vida no trabalho
Quality of work life
Cliente interno
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: LEE, David. A Relação do endomarketing com o comprometimento organizacional: estudo em uma empresa de serviços estéticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3491
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DavidLee.pdf787,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.