Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Casarotto, Eduardo Luis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4633102509901694pt_BR
dc.contributor.referee1Ruviaro, Clandio Favarini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2973163586729275pt_BR
dc.contributor.referee2Binotto, Erlaine-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5823505442014380pt_BR
dc.creatorOliveira Junior, Enoch Felix de-
dc.date.accessioned2020-07-06T13:35:17Z-
dc.date.available2020-07-06T13:35:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JUNIOR, Enoch Felix de. Caracterização da comercialização para exportação da soja no estado de Mato Grosso do Sul. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3493-
dc.description.abstractIn recent decades, the soybean crop has assumed great importance in the state of Mato Grosso do Sul, causing trading companies, increasingly have a strategic position in the regional economic scenario. The exported volume and productivity have made the state take an significant part in the Brazilian agribusiness. This study aims to characterize the commercialization for export of soybean commodity in the state of Mato Grosso do Sul, was sought also to evaluate the main strategies used by companies interviewed, identifying the main sources of market information, negotiating factors, taxation and strategy. The work is characterized for being an exploratory research - descriptive, using techniques of documentary research, field study, interviews with semi-structured questionnaires and secondary data analysis. The final survey results of this study point to the importance of customer-focused strategy, which in agribusiness is used by trading companies to approach the relationship with farmers. Is also demonstrated deficits in static storage capacity of grain in the state and their implications. The limitations of the consisted of the difficulty in obtaining information regarding the tax benefits for exporting companies. This fact, when dealing with public funds should be released by the official organs of the state.en
dc.description.resumoNas últimas décadas, a cultura da soja assumiu grande importância no estado de Mato Grosso do Sul, fazendo com que as trading companies, cada vez mais, tenham uma posição estratégica no cenário econômico regional. O volume exportado e a produtividade fizeram com que o Estado assumisse um papel significativo no agronegócio brasileiro. Este estudo tem por objetivo caracterizar a comercialização para exportação da commodity soja no estado de Mato Grosso do Sul. Buscou-se também, avaliar as principais estratégias utilizadas pelas empresas entrevistadas, identificando as principais fontes de informações de mercado, fatores de negociação, tributação e estratégia. O trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa de caráter exploratório – descritiva, com a utilização de técnicas de investigação documental, estudo de campo, entrevistas com questionários semiestruturados e análises de dados secundários. Os resultados finais da pesquisa deste trabalho apontam para a importância da estratégia focada no cliente, que no agronegócio, é utilizada pelas empresas comercializadoras para aproximar a relação com os produtores rurais. Demonstra-se também o déficit na capacidade estática de armazenamento de grãos no Estado e suas implicações. As limitações do trabalho decorreram da dificuldade em se obter informações a respeito dos benefícios fiscais para as empresas exportadoras. Tal fato, em se tratando de verbas públicas, deveria ser divulgado pelos órgãos oficiais do Estado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-06T13:35:17Z No. of bitstreams: 1 EnochFelixOliveiraJunior.pdf: 1279429 bytes, checksum: 6d8370e1204504f66dc5d43f20de8b4e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-06T13:35:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EnochFelixOliveiraJunior.pdf: 1279429 bytes, checksum: 6d8370e1204504f66dc5d43f20de8b4e (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoja - produçãopt_BR
dc.subjectSoybean industryen
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectExportsen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleCaracterização da comercialização para exportação da soja no estado de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnochFelixOliveiraJunior.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.