Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3570
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aquino, Juliana Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4826642580306424pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Pedro Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2027376969941649pt_BR
dc.contributor.referee2Corrêa, Alexandre de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9158528817351409pt_BR
dc.creatorSouza, Rodrigo Donizetti de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5071046476299732pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-14T13:27:14Z-
dc.date.available2020-07-14T13:27:14Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSOUZA, Rodrigo Donizetti de. Jornadas escolares ampliadas e proficiência média dos alunos: uma análise para a região centro-oeste a partir dos dados da Prova Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3570-
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the effects of the expansion of the school day on academic achievement of students of region Midwest of Brazil from the data of Prova Brasil. The intention is to evaluate the program Mais Educação, federal program to expand the school day, focusing on its impact on the average proficiency of portuguese language schools and mathematics . To do so, we performed a comparative descriptive analysis between traditional schools and schools that work full time, using data from the Prova Brasil of the years 2007 and 2011, as well as an analysis of the impact of the program from the econometric technique "difference in differences". The results revealed that, for the data analyzed, the students of full-time schools showed no significant differences in outcome in terms of proficiency, compared with those who attended traditional schools. An acceptable explanation for the occurrence of discrete outcomes of the program would be in the short period of analysis, in other words, they are short-term effects. The scarcity of studies on the topic proposed research gives the opportunity to bring important to expand this debate results. It is noteworthy that, in terms of public policy, can be relatively simple to adopt extended school hours, provided that resources are available.en
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar os efeitos da ampliação da jornada escolar sobre o rendimento acadêmico dos alunos da região Centro-Oeste do Brasil, a partir dos dados da Prova Brasil. A ideia é avaliar o Programa Mais Educação, programa federal de ampliação da jornada escolar, focando o seu impacto sobre a proficiência média das escolas em língua portuguesa e matemática. Para tanto, realizou-se uma análise descritiva comparativa entre as escolas tradicionais e as escolas que atuam em tempo integral, através dos dados da Prova Brasil dos anos de 2007 e 2011, assim como uma análise de impacto do programa a partir da técnica econométrica “diferenças em diferenças”. Os resultados revelaram que, para os dados analisados, os alunos de escolas de tempo integral não apresentaram diferenças significativas de resultado, em termos de proficiência, relativamente àqueles que frequentaram escolas tradicionais. Uma aceitável explicação para a ocorrência de resultados discretos do programa estaria no curto período de análise, ou seja, são efeitos de curto prazo. A escassez de estudos sobre o tema dá à pesquisa proposta a oportunidade de trazer resultados importantes para a expansão desse debate. Vale ressaltar que, em termos de políticas públicas, pode ser relativamente simples adotar jornadas escolares ampliadas, desde que recursos estejam disponíveis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-14T13:27:14Z No. of bitstreams: 1 RodrigoDonizettideSouza.pdf: 1059096 bytes, checksum: 2d8c62049a7d46eaef13d5c0ec1aaef7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-14T13:27:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RodrigoDonizettideSouza.pdf: 1059096 bytes, checksum: 2d8c62049a7d46eaef13d5c0ec1aaef7 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - qualidadept_BR
dc.subjectEducational qualityen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleJornadas escolares ampliadas e proficiência média dos alunos: uma análise para a região centro-oeste a partir dos dados da Prova Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RodrigoDonizettideSouza.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.