Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aquino, Juliana Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4826642580306424pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Pedro Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2027376969941649pt_BR
dc.contributor.referee2Corrêa, Alexandre de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9158528817351409pt_BR
dc.creatorGrangeira, Rodrigo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4894667000094478pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-14T13:28:43Z-
dc.date.available2020-07-14T13:28:43Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationGRANGEIRA, Rodrigo. Jornadas escolares ampliadas e proficiência média dos alunos: uma análise para os estados da região centro-oeste a partir dos dados da Prova Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3571-
dc.description.abstractBrazilian education, basic, technological or higher, even after considerable advances, is still below international levels. Aiming to contribute to a more complete education to its student, the federal government created in 2008 Programa Mais Educação, which is a program that extends the school day for elementary education students in public schools. This study aims to analyze the impact of this program on the average academic performance of students in the 9th grade (8th grade), both in portuguese and mathematics, in the state of Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás and Distrito Federal. To do so, data from Prova Brasil of the years 2007 and 2011 was analyzed. The methodology comprises the average difference test. The results show that the schools participating in the program showed no improvement in their proficiency averages, staying far apart from non-participating schools. However, it is believed that the program has contributed to other factors concerning their students, once it brings social benefits for them.en
dc.description.resumoA educação brasileira seja ela de nível básica, tecnológica ou superior, mesmo após avanços consideráveis, ainda está aquém dos níveis internacionais. Com o objetivo de contribuir para uma educação mais completa ao aluno, o governo federal criou, em 2008, o Programa Mais Educação, que amplia a jornada escolar dos alunos da educação básica da rede pública de ensino. Este estudo tem por objetivo analisar o impacto deste programa sobre o desempenho escolar médio dos alunos do 9o ano (8o série), em língua portuguesa e matemática, no estado de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Para tanto, foram analisados os dados da Prova Brasil, dos anos de 2007 e 2011. A metodologia utilizada compreende o teste de diferença de médias. Os resultados revelam que as escolas participantes do programa não apresentaram uma melhora em suas proficiências médias, ficando, ainda, aquém das escolas não participantes. Todavia, acredita-se que o programa tenha contribuído com outros fatores aos alunos participantes, uma vez que traz, ainda, uma proposta social a estes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-14T13:28:43Z No. of bitstreams: 1 RodrigoGrangeira.pdf: 1938697 bytes, checksum: 2c154fd516b855c786910aaaf9235589 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-14T13:28:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RodrigoGrangeira.pdf: 1938697 bytes, checksum: 2c154fd516b855c786910aaaf9235589 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectSchool performanceen
dc.subjectEducação - qualidadept_BR
dc.subjectEducational qualityen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleJornadas escolares ampliadas e proficiência média dos alunos: uma análise para os estados da região centro-oeste a partir dos dados da Prova Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RodrigoGrangeira.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.