Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Hernández Vergara, Walter Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3439095738842847pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Fabio Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0722151912399852pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Márcio Rogério-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6859176963189141pt_BR
dc.creatorOliveira, Sérgio Henrique de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4524254927466064pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-15T12:31:16Z-
dc.date.available2020-07-15T12:31:16Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sérgio Henrique de. Aplicação da teoria das filas e simulação pelo método de Monte Carlo à uma agência bancária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3582-
dc.description.abstractThe wait in a queue is a necessary evil in people's lives . It is a situation that leaves no one happy, on the contrary, the greater the delay , the more angry and therefore unhappy with the organization the customer is . And an industry where this is done is very common in the banking sector . The study shows al importance of studying the lines, as this sector is responsible for most of the complaints to consumer protection agencies and the Central Bank. The research was conducted in a bank agency of considerable size, in order to verify that the system is sufficient to meet demands within the limits stipulated in the bylaw on the service time . To reach the proposed analytical techniques were used in queuing theory and the conclusion was made using the Monte Carlo method analyzing different scenarios. The results showed that the agency meets the expected , however lives in eminence of waiting limits stipulated by the law, is necessary to adopt strategies for the times when the queue behaves aggressively to the system. Finally , the study provides the manager with knowledge of your drive system and also what are the variables that change the system , and enables further use in other units for dissemination of the concept in the company.en
dc.description.resumoA espera em uma fila é um mal necessário na vida das pessoas. É uma situação que não deixa ninguém feliz, pelo contrário, quanto maior a demora, mais irritado e consequentemente descontente com a organização o cliente fica. E um setor onde isso se faz muito comum é no setor bancário. O estudo mostra a importância do estudo das filas, pois tal setor é responsável por grande parte de reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor e o Banco Central. A pesquisa foi desenvolvida em uma agência bancária de considerável porte, a fim de se verificar se o sistema é suficiente para atender a demanda dentro do limite estipulado na lei municipal relativa ao tempo de atendimento. Para o alcance do proposto, foram utilizadas técnicas analíticas da teoria das filas e a conclusão foi feita com a utilização do método de Monte Carlo analisando diferentes cenários. Os resultados mostraram que a agência atende ao esperado, porém vive na eminência dos limites de espera estipulados pela lei, fazendo-se necessário a adoção de estratégias para os momentos em que a fila se comporta de forma agressiva ao sistema. Por fim, o estudo proporciona ao gestor um conhecimento sobre o sistema de sua unidade e também quais são as variáveis que alteram o sistema e, possibilita ainda, a utilização em outras unidades para uma disseminação do conceito na empresa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-15T12:31:16Z No. of bitstreams: 1 SergioHenriquedeOliveira.pdf: 17776775 bytes, checksum: ab3aa47d30b4a1a038aaa53b80bfd482 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-15T12:31:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SergioHenriquedeOliveira.pdf: 17776775 bytes, checksum: ab3aa47d30b4a1a038aaa53b80bfd482 (MD5) Previous issue date: 2014-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria das Filaspt_BR
dc.subjectQueuing theoryen
dc.subjectBanco (Instituição financeira)pt_BR
dc.subjectBanks and bankingen
dc.subjectMétodo Monte Carlopt_BR
dc.subjectMonte Carlo methoden
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleAplicação da teoria das filas e simulação pelo método de Monte Carlo à uma agência bancáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SergioHenriquedeOliveira.pdf17,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.