Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3585
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Secagem de tomate a baixa temperatura com bomba de calor e recirculação de ar
Autor(es): Melo, Carlos Henrique de Oliveira Moreira de
Silva, Rodrigo Vital da
Primeiro Orientador: Jordan, Rodrigo Aparecido
metadata.dc.contributor.referee1: Siqueira, Valdiney Cambuy
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Elton Aparecido Siqueira
Resumo: O tomate é um fruto considerado perecível, em função do seu alto teor de água, tendo uma vida de prateleira de aproximadamente uma semana. Uma alternativa para atender a demanda de produção do tomate é realizar a secagem. Dessa forma é possível estocar e armazenar o fruto do tomate. A secagem do tomate deve ser realizada a baixa temperatura para evitar que o fruto perca algumas propriedades nutricionais. Objetivou-se analisar a secagem do tomate Gabriela, utilizando um protótipo de secador com tecnologia de bomba de calor. Foi realizada a modelagem matemática da secagem do tomate, e avaliou-se e comparou-se o consumo de energia para secagem do produto na estufa convencional e no secador com bomba de calor. A secagem foi realizada na estufa com resistência elétrica a 50oC e 65oC e foi comparada com o secador com bomba de calor a 45oC. Para a estufa convencional na temperatura de 50°C o tempo total de secagem foi de 37 horas. Já na temperatura de 65oC, o tempo total foi de 19 horas. E, para o secador com bomba de calor a temperatura de 45°C o tempo total de secagem foi de 40 horas, até que o fruto de tomate atingisse o teor de água de 25% (b.u). Com o presente trabalho conclui-se que o sistema de secagem a baixa temperatura por meio de bomba de calor mostrou-se funcional e através da sua utilização obtemos um produto com melhor aspecto visual. O maior consumo de energia se deve pelo fato do secador operando com bomba de calor ser construído utilizando-se sucatas de equipamentos, a falta de isolamento, possuir uma câmara de secagem maior que a da estufa convencional e o ventilador utilizado estar super dimensionado. Foram ajustados diferentes modelos para representar a modelagem matemática da secagem do tomate, sendo que o modelo que melhor descreveu o processo foi o de Valcam, representando a secagem realizada na estufa elétrica a 50 oC, e 65 oC e no secador com bomba de calor a 45 oC. A secagem realizada no secador com bomba de calor a 45 oC proporcionou maior teor de água de equilíbrio do produto com 18,42%(b.u), comparando-se a estufa convencional a 50 oC 17,56% (b.u), e estufa a 65 oC a 13,73%(b.u).
Palavras-chave: Solanum lycopersicum
Secagem
Drying
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: MELO, Carlos Henrique de Oliveira Moreira de; SILVA; Rodrigo Vital da. Secagem de tomate a baixa temperatura com bomba de calor e recirculação de ar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3585
Data do documento: 24-Nov-2014
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlosHenriquedeOliveiraMoreiradeMelo - RodrigoVitaldaSilva.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.