Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3586
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção de brócolis de cabeça irrigada sob diferentes espaçamentos de cultivo
Autor(es): Melo, Diogo Macedo
Cavassini, Victor Hugo
Primeiro Orientador: Geisenhoff, Luciano Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Biscaro, Guilherme Augusto
metadata.dc.contributor.referee2: Geisenhoff, Luciano Oliveira
Resumo: O espaçamento de plantio de brócolis é estabelecido, principalmente, em razão do segmento de mercado, ou seja, para consumo in natura ou processamento industrial. Visando estabelecer o espaçamento mais adequado para cada segmento de mercado, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de quatro espaçamentos sobre as características produtivas de brócolis de cabeça irrigadas pelo sistema Santeno®. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro tratamentos que corresponderam aos espaçamentos entre linha, e 5 repetições. Os espaçamentos foram: 100; 90; 80 e 70 cm. A cultivar utilizada foi o brócolis (Brassica oleracea var. italica, híbrido Lord Summer). O manejo da irrigação foi realizado com base no balanço de água no solo, sendo considerado como fluxos de entrada, a precipitação e irrigação e como fluxo de saída a evapotranspiração da cultura. Foram avaliados a massa de florete (MF), massa de inflorescência (MI) diâmetro de inflorescência (DI), produtividade comercial de florete (PCF) e produtividade comercial de inflorescência (PCI). O espaçamento de 90 cm entre linhas de cultivo, dentre os espaçamentos avaliados, foi o mais adequado para o cultivo de brócolis de cabeça quando o destino da produção é a comercialização in natura, pois obteve as melhores MF (508,80±4,21 g), MI (682,48±7,34 g) e DI (20,11±0,14 cm) com a melhor uniformidade entre as plantas. O espaçamento de 70 cm entre linhas, dentre os espaçamentos avaliados, foi o mais adequado quando o destino da produção for o processamento indústrial, pois proporcionou maiores PCI (18,61 t ha-1 ) e PCF (14,2 t ha-1 ).
Palavras-chave: Brassica oleracea
Distância de plantio
Spacing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: MELO, Diogo Macedo; CAVASSINI, Victor Hugo. Produção de brócolis de cabeça irrigada sob diferentes espaçamentos de cultivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3586
Data do documento: 6-Fev-2014
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiogoMacedoMelo - VictorHugoCavassini.pdf282,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.