Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3606
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Severidade e dano de ferrugem asiática da soja em diferentes genótipos
Autor(es): Arakava, Rodrigo Keiti
Primeiro Orientador: Gavassoni, Walber Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Bacchi, Lilian Maria Arruda
metadata.dc.contributor.referee2: Davide, Livia Maria Chamma
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar diferentes genótipos de soja e avaliar a severidade e danos da ferrugem asiática, em duas épocas de semeadura. O experimento foi realizado em condições de campo, na safra 2013/2014. Foram quantificados os números de lesões e urédias, massa de mil grãos, altura de plantas, altura da inserção da primeira vagem e área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD) que foi calculada para os dados da doença. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso constituídos de dez parcelas subdivididas com quatro repetições. As parcelas foram constituídas de cinco linhas de semeadura espaçadas 0,45 metros entre linhas e 15 metros de comprimento, sendo cada subparcela constituída de 1/3 da parcela. Para as avaliações foram utilizadas as quatro linhas centrais de cada subparcela descartando as duas linhas de bordadura e 0,5m das extremidades de modo a totalizar 7,2 m2 de área útil. Verificou se que a aplicação de fungicida em subparcelas de controle preventivo teve um melhor controle em relação às subparcelas de controle curativo. Foram observados efeitos significativos nos tratamentos quanto à severidade da doença e produtividade.
Palavras-chave: Glycine max
Phakopsora pachyrhizi
Controle genético
Genetic control
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: ARAKAVA, Rodrigo Keiti. Severidade e dano de ferrugem asiática da soja em diferentes genótipos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3606
Data do documento: 27-Dez-2014
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RodrigoKeitiArakava.pdf747,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.