Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3617
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estabelecimento de colônia de Nyssomyia neivai (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae) em laboratório
Autor(es): Ferrari Júnior, Antonio Carlos
Primeiro Orientador: Fernandes, Wedson Desidério
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fernandes, Magda Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Negrão, Fábio Juliano
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Marcos Gino
Resumo: Os flebotomíneos são dípteros psicodídeos que consistem um grande grupo de importância em saúde, pois são responsáveis pela transmissão das leishmanioses. Existem várias espécies de flebotomíneos relevantes na epidemiologia das leishmanioses, que foram notificadas em diversos estados brasileiros e foram assinaladas com infecção natural por Leishmania spp. E o presente teve por objetivo o estabelecimento de colônia de Nyssomyia neivai em laboratório, utilizando diferentes dietas alimentares para o desenvolvimento das formas imaturas com vistas a avaliar qual dieta confere uma homogeneização na emergência dos espécimes para investigação de competência vetorial. As coletas dos espécimes selvagens de flebotomíneos foram realizadas em um fragmento de mata, nos municípios de Rio Brilhante, no período de setembro de 2014. Para a alimentação das formas imaturas foi utilizada diferentes dietas alimentares, sendo que a dieta 1 é a ração solo (terra vegetal + fezes de codorna); a dieta 2 é a de levedura; a dieta 3 é a de ração de peixe; a dieta 4, é a combinação da dieta 1 com a dieta 3 (solo + peixe); e a dieta 5, é a combinação da dieta 1 com a 2 (solo + levedura). Emergiram 173 espécimes de Ny. neivai, no período de 51 dias. 59 fêmeas de primeira geração de Ny. neivai fizeram o repasto sanguíneo em hamster experimentalmente infectado por L. (L.) amazonensis e, destas quatro fêmeas realizaram o 2o repasto sanguíneo em hamsters suscetíveis (não infectados) para investigação da competência vetorial de Ny. neivai para L. (L.) amazonensis.
Palavras-chave: Nyssomyia neivai
Leishmania
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: FERRARI JÚNIOR, Antonio Carlos. Estabelecimento de colônia de Nyssomyia neivai (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae) em laboratório. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3617
Data do documento: 12-Dez-2014
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntonioCarlosFerrariJunior.pdf789,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.